Polícia Ambiental apreende 12 aves e aplica R$ 74 mil em multas em Paranavaí
A Polícia Ambiental de Paranavaí apreendeu 12 aves mantidas irregularmente por criadores certificados na cidade. Foram aplicadas multas que somam um total de R$ 74 mil.
A ação da polícia foi realizada através da Operação Liberdade, que visa coibir o comércio ilegal de animais silvestres, e focou em criadores certificados de pássaros nesta sexta-feira (1). Ao todo, 18 policiais visitaram 26 criadores da cidade.
- Leia também: Bandidos invadem empresa em Cianorte e levam maquinários pesados; polícia recupera retroescavadeira
Foram lavrados um total de 12 Autos de Infração Ambiental (AIAs). Os policiais identificaram plantéis desatualizados de pássaros no sistema de cadastro ambiental e também aves mantidas em cativeiro sem anilha, o que é irregular.
Segundo a Polícia Ambiental, de um total de 156 aves vistoriadas, foram apreendidas 12, das espécies curió, bicudo e trinca-ferro, entre outras. Algumas aves que estavam domesticadas e anilhadas foram apreendidas e deixadas com os criadores como fiéis depositários, para regularização junto ao órgão ambiental.
Também foram apreendidas 4 anilhas que estavam com um criador, de forma irregular. Além das autuações administrativas, os infratores responderão criminalmente.