VÍDEO: Passageiros registram momentos de terror durante voo no Paraguai

por Aline Cristina
com ABC Color
Publicado em 27 out 2022, às 11h55. Atualizado em: 28 out 2022 às 11h14.

Passageiros do voo LA1325 de Santiago, no Chile, com destino a Assunção, no Paraguai, da Companhia Latam Airlines, registraram em vídeo os momentos de tensão e terror que viveram durante uma violenta turbulência na noite de quarta-feira (26).

Leia também:

As imagens compartilhadas nas redes sociais mostram o desespero dos 48 passageiros. Em uma postagem, uma das ocupantes do voo relatou que pediram para que os tripulantes se preparassem para o impacto. “Nos pidieron prepararnos para el impacto!”

A aeronave Airbus-320 pousou em Assunção com a frente totalmente destruída, com os vidros danificados e com apenas um dos motores funcionando, segundo informações do Portal ABC Color. Em nota, a Latam Airlines Paraguai informou que todos os passageiros e a tripulação estão bem. 

(vídeo: rede social)

A LATAM Airlines Paraguai informa que o voo LA1325, que operava a rota Santiago-Assunção em 26/10, precisou alternar pouso para o aeroporto de Foz do Iguaçu às 18h43 (hora local) devido às más condições meteorológicas em Assunção.

Com a melhora das condições em Assunção, a aeronave retomou a sua rota para a capital paraguaia, mas enfrentou condições climáticas severas durante o voo, o que exigiu um pouso de emergência em Assunção às 23h09 (hora local). Não houve feridos entre os passageiros e a tripulação, que foram imediatamente atendidos pelas equipes de solo quando chegaram ao Paraguai.

As condições climáticas do voo causaram danos na fuselagem da aeronave e impactaram as operações. Para a linha aérea, qualquer evento relacionado à segurança de voo é considerado grave. Seguindo os regulamentos aeronáuticos, a LATAM Airlines Paraguai está colaborando com a investigação das autoridades competentes sobre o incidente.

Lamentamos a situação vivida por nossos passageiros. A LATAM Airlines Paraguai está em contato com todos os clientes deste voo para prestar o apoio necessário.

(vídeo: rede social)

Investigação vai apurar o caso

A Direção Geral da Aeronáutica Civil informou, em nota que iniciou uma investigação com uma equipe de especialistas do Chile.

A Direção Geral de Aeronáutica Civil informa à Opinião Pública que ontem, quarta-feira, 26 de outubro, aproximadamente às 22h20, horário local do Paraguai. Uma aeronave Airbus-320, registro CC-BAZ voo 1325, operado pela companhia aérea LATAM Paraguai, fez um pouso de emergência às 23h09, horário local, no aeroporto Silvio Pettrossi, em Assunção, Paraguai, devido a condições climáticas extremas e imprevistas.

A aeronave, que voava entre Santiago do Chile e Assunção Paraguai, fez um pouso de emergência aplicando os protocolos estabelecidos para a segurança da tripulação e de todos os passageiros. A Direção Nacional de Aeronáutica Civil (DINAC) do Paraguai, iniciou uma investigação e uma equipe de especialistas da DGAC chilena será integrada para colaborar com este processo de investigação.

A DGAC Chile está colaborando em tudo o que a Autoridade A aeronáutica paraguaia exige e investiga o ocorrido.

Tempestade

O voo saiu da cidade de Santiago, mas devido a uma tempestade, retornou ao Brasil, e pousou na cidade paranaense de Foz do Iguaçu. Depois de algumas horas, o voo novamente seguiu a rota, que tinha Assunção como destino e foi atingido pela tempestade.

Alguns passageiros que tinham outras conexões chegaram a descer no aeroporto brasileiro, no entanto 48 pessoas estavam na aeronave no momento da turbulência.