VÍDEO: Empresários são flagrados trocando bilhetes durante licitação de kits escolares no PR
Quatro representantes de empresas são suspeitos de tentarem fraudar uma licitação da Fundação Municipal de Educação de Paiçandu, no noroeste do Paraná. O responsável pela licitação flagrou os representantes trocando bilhetes em meio ao pregão, que foi aberto para a aquisição de produtos para o kit escolar.
A licitação foi iniciada na manhã desta quarta-feira (8). Todos os processos licitatórios do município são filmados e transmitidos ao vivo através da internet. A licitação para a compra de material escolar, visando o ano letivo de 2022, tinha como modalidade o menor preço e valor máximo de R$ 453.162,92.
No vídeo do pregão, é possível verificar que quatro representantes de empresas participantes trocam bilhetes entre si. São pelo menos quatro momentos em que a prática pode ser observada. No último, o pregoeiro identificou a troca de informações, o que não é permitido. Ele se levanta, vai até dois dos envolvidos na troca de bilhetes e solicita a entrega dos papéis. Após alguma relutância, os papéis são entregues a ele, que os fotografa e sai da sala.
De acordo com nota oficial enviada pela Prefeitura de Paiçandu, o pregoeiro identificou que o teor dos bilhetes indicava uma possível fraude e, por isso, acionou a assessoria jurídica do município. Orientado pelos advogados da prefeitura, o pregoeiro então suspendeu a licitação e registrou um Boletim de Ocorrência por fraude na Polícia Civil.
Ainda segundo a nota, a prefeitura afirma repugnar “qualquer ato que venha lesar o caráter competitivo do processo licitatório, sempre visando a transparência e a responsabilidade com o dinheiro público”. A administração municipal afirmou ainda que dará início a um novo processo licitatório para a compra dos materiais escolares para evitar qualquer atraso na entrega dos kit escolares aos alunos da rede municipal de ensino.