Vídeo: Casal morto em disputa de terra estava em estande de tiro antes de tiroteio

Publicado em 23 fev 2022, às 12h20. Atualizado às 12h21.

A Polícia Civil divulgou imagens que mostram o casal de comerciantes Claudio e Janaina Silvestre em um estande de tiro pouco tempo antes do tiroteio por disputa de terra, que terminou com quatro pessoas mortas, em Bom Jesus do Sul, no Sudoeste do Estado. O casal que aparece no vídeo morreu no local do confronto.

Segundo o delegado de Polícia Civil, Emerson Ferreira, as duas armas usadas pelo casal no estande eram registradas no nome de Cláudio, no entanto não tinham autorização para portar as armas.

“O casal Janaina e Claudio antes de se deslocarem ao local do tiroteio passaram pelo estande de tiro, onde permaneceram por oito minutos. No local onde aconteceu a disputa foram apreendidas três armas de fogo, duas registradas no nome do Cláudio, que são as mesmas utilizadas pelo casal no estande, e outra arma é registrada no nome de um dos envolvidos, também estava regular.”

Emerson Ferreira – Delegado de Polícia Civil

O delegado explica que os envolvidos tinham direito legal para posse das armas, no entanto quando saíram do estande e foram até o local do confronto a ação se tornou ilícita.

“Apesar de serem armas legais, as pessoas envolvidas tinham direito de possuir e deter as suas armas em suas residências. O casal que aparece praticando no clube pode realizar a prática que é prevista em lei, porém a gente percebe que o casal sai do estande e vai para o local do confronto, essa conduta é ilícita.”

Emerson Ferreira – Delegado de Polícia Civil

O outro envolvido que estava com a arma de maneira irregular vai responder também pelo crime de porte ilegal de arma de fogo.

Sobre o crime

O caso foi registrado na terça-feira (15) e deixou quatro pessoas mortas, além de um ferido.

De acordo com o delegado Emerson Ferreira, os agricultores haviam plantado soja e iam até o local para cuidar da plantação. Ao descobrir que a propriedade estava sendo usada, o comerciante foi até lá para tirar satisfação.

Um dos produtores rurais e o comerciante afirmam serem donos da faixa de terra e a questão já era discutida judicialmente. No entanto, o delegado afirma que há várias versões sobre o fato e estão sendo apresentadas sobre o processo civil.

A Polícia Civil agora aguarda o resultado de alguns laudos e da perícia para concluir o inquérito em 30 dias.

Disputa

Duas pessoas envolvidas no tiroteio prestaram depoimento na Polícia Civil e relataram que revidaram os disparos. O depoimento foi realizado pelo agricultor Francisco Bini e o genro dele, Paulo Faé, que apresentaram suas versões acompanhados dos advogados. 

Várias imagens do momento do tiroteio foram registradas em vídeo, e, aproximadamente, 30 disparos foram efetuados, sendo que pelo menos 16 atingiram o casal.

“Ambos relataram que o Claudio, que morreu no local, realizou o primeiro disparo em um dos investigados, que não foi atingido. Na sequência, Rafael [um dos agricultores] veio em direção à Claudio e acabou executado. O pai [Francisco Bini] vendo a situação confessa que efetuou alguns disparos contra o Claudio. O genro dele e cunhado do Rafael, também atirou contra o Claudio. Janaina teria disparado no Acelino [uma das vítimas]. Ao perceber que estava atirando em seu amigos, o Paulo [genro de Francisco] também atirou contra ela. Um amigo do casal, que estava a alguns metros do local, realizou cerca de dois ou três disparos em direção ao grupo.”

Emerson Ferreira – Delegado de Polícia Civil
Registrou um flagrante? Mande pro WhatsApp do RIC Mais clicando aqui e faça o portal com a gente!