Terror global: presidente do EUA diz que o mundo está próximo do 'apocalipse nuclear'
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse nesta quinta-feira (7), que o mundo está mais perto do Armagedom (passagem bíblica do Apocalipse, que fala sobre a batalha final entre o bem e o mal) do que jamais esteve desde a crise dos mísseis cubanos de 1962, na Guerra Fria.
“Pela primeira vez desde a crise dos mísseis cubanos, temos a ameaça de uma arma nuclear se as coisas continuarem do jeito que estão agora”, declarou Biden em um evento de arrecadação de fundos organizado pelo Partido Democrata no estado de Nova York.
O presidente americano indicou que Vladimir Putin está em uma situação em que é difícil encontrar uma saída especialmente após os últimos reverses militares na Ucrânia e que provavelmente está à procura de soluções que lhe permitam livrar a cara.
Biden comentou ainda que o conhece “muito bem” e que sabe que não estava brincando quando disse que poderia usar armas nucleares táticas ou biológicas, uma vez que suas Forças Armadas estão mostrando um nível inferior ao esperado.
“Eu não acho que você possa usar armas nucleares táticas sem acabar no Armagedom”, comentou o presidente. A crise dos mísseis data de outubro de 1962, quando os EUA descobriram no dia 15 daquele mês que a União Soviética havia instalado 42 mísseis em Cuba com ogivas nucleares de médio alcance apontadas para seu território.
Com informações da Jovem Pan.