Suspeitos de receptação de carga de fertilizante saqueada são detidos no Litoral

Publicado em 25 jan 2023, às 11h32.

Um homem foi preso e dois adolescentes foram apreendidos suspeitos de receptação de cargas saqueadas de caminhões que iam para o Porto de Paranaguá, no Litoral do Paraná. A ação foi realizada nesta quarta-feira (25) e faz parte da operação “Carga Segura”, deflagrada por policiais do 9º Batalhão da Polícia Militar.

Leia mais:

A primeira ação aconteceu no bairro Vila Paranaguá. Após levantamentos realizados pela Agência Local de Inteligência (ALI), as equipes policiais localizaram e apreenderam 20 sacos de fertilizantes e uma balança mecânica. Um homem de 42 anos foi preso por receptação.

Na sequência, em outro endereço, no bairro Vila Guarani, os militares estaduais encontraram e apreenderam mais 11 sacos de fertilizantes misturados e três balanças digitais. Dois adolescentes, de 15 e 16 anos, foram encaminhados suspeitos de receptação dos produtos encontrados.

Como a carga era saqueada

A “vazada”, como é popularmente denominada, resume-se em um tipo de furto, que consiste na abertura de bicas e tombadores dos caminhões que trafegam em baixa velocidade pelo perímetro portuário, para que a carga caia na via com o fim de ser varrida, ensacada, subtraída e vendida a receptadores que atuam na região.

Outras prisões

Na última semana, durante uma operação policial, três pessoas também foram presas suspeitas de receptação das cargas que foram saqueadas dos caminhões que aguardavam a entrada no Porto de Paranaguá. Além disso, foram recuperadas mais de quatro toneladas de fertilizantes.