Retrospectiva: relembre os assuntos que repercutiram no Paraná em 2022

por Daniela Borsuk
com colaboração de Mônica Ferreira
Publicado em 31 dez 2022, às 06h00. Atualizado em: 27 dez 2022 às 12h39.

O ano de 2022 foi marcado pelo avanço da vacinação contra a Covid-19 no Paraná, pelas eleições gerais que reelegeram o governador Ratinho Júnior (PSD) e a nova bancada de deputados estaduais, mas também pela tragédia do deslizamento da BR-376, morte de famosos que vão deixar saudades e por crimes marcantes que impactaram a população.

O RIC Mais preparou uma retrospectiva com os assuntos que mais repercutiram no Paraná. Relembre:

Janeiro, fevereiro, março e abril

Taxista mata ex-esposa e comete suicídio

Em janeiro, a professora Joslene Candatten Basso foi assassinada pelo ex-marido no bairro Cidade Industrial de Curitiba, na capital paranaense. O autor do crime, Robinson Basso, era taxista e tirou a própria vida após o homicídio. A filha do casal tentou impedir as mortes, mas foi ameaçada pelo pai. Na época, o delegado contou o suspeito matou a ex-esposa, colocou o corpo dela no chão, deitou ao seu lado e se matou na rua, com dois tiros.

Filho mata o pai com facão em mercado

Valter Miranda, de 58 anos, foi morto com golpes de facão pelo próprio filho em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, em fevereiro. Pai e filho trabalhavam juntos em uma casa de carnes nas proximidades do mercado onde o crime aconteceu. Ao ser detido, o suspeito de 23 anos confessou o crime e argumentou que o pai “estava tirando com ele”. Câmeras de segurança flagraram todo o crime violento, clique aqui e assista.

Guarapuava viveu um noite de pânico com um ataque de bandidos (Foto: Reprodução)

Ataque a empresa de transporte de valores em Guarapuava

Em abril, os Campos Gerais do Paraná sofreram com um ataque violento a uma empresa de transporte de valores na cidade de Guarapuava. Fortemente armados, os suspeitos bloquearam acessos da cidade, incendiaram veículos em frente a sede do 16º Batalhão da Polícia Militar e tentaram assaltar uma empresa de transportes de valores. Dois policiais militares foram baleados e um deles morreu no hospital.

Maio, junho, julho e agosto

Policial federal mata uma pessoa e deixa três baleados em posto de combustíveis

No dia 1º de maio, o policial federal Ronaldo Massuia da Silva, de 43 anos, matou André  Luiz Fritoli, de 32 anos e baleou um casal de motorista de aplicativo e um músico. O suspeito ficou no local e foi preso em flagrante e a defesa alegou que ele teve um surto. A ex-namorada de Ronaldo, que estava com ele no início da confusão, deu depoimento à polícia na época e contou tudo o que aconteceu (clique e veja detalhes do depoimento).

Oito pessoas morrem em acidente com micro-ônibus da saúde de Pato Bragado

Ainda no início do mês de maio, oito pessoas morreram em um gravíssimo acidente envolvendo um micro-ônibus da saúde de Pato Bragado, no Oeste do Paraná. Além delas, mais de 10 pessoas ficaram feridas. As vítimas estavam indo até Toledo, para fazer hemodiálise. O motorista do outro veículo envolvido na colisão, um caminhão, chegou a ser detido durante a investigação do acidente.

Jovem é morto em fila de drive-thru no Oeste do Paraná

O jovem Gabriel Baiça foi assassinado a facadas no dia 22 de maio, por causa de lugar na fila de um drive-thru em Cascavel, no Oeste do Paraná. O caso teve repercussão nacional. Imagens de câmeras de segurança flagraram a discussão que acabou em tragédia (clique e assista ao vídeo). O suspeito, Adinei Rotta, foi preso em julho.

suspeita-matar-filhos-guarapuava]
Eliara Paz Nardes matou os dois filhos e conviveu com os corpos por 14 dias (Foto: Reprodução/ Redes Sociais)

Mãe mata filhos de 3 e 10 anos e deixa corpos no apartamento

Eliara Paz Nardes foi presa no final de agosto após confessar ter matado os dois filhos, de 3 e 10 anos, e conviver com os corpos por 14 dias dentro do apartamento onde a família morava. A mulher ligou para um advogado e descreveu que tinha assassinado as crianças. Para a polícia, Eliara deu depoimento e deu detalhes bizarros sobre como tudo aconteceu (clique aqui e veja).

Irmãos policiais são presos no litoral do PR por suspeita de tráfico de drogas

No final de agosto, dois policiais militares, irmãos gêmeos, foram presos em uma operação suspeitos de envolvimento com tráfico de drogas. Ricardo Chiarello Marchesi e Rodrigo Chiarello Marchesi atuavam em Guaratuba, no Litoral do Paraná. Nas casas dos irmãos, foram apreendidas drogas, armas e munições, além de 70 mil reais em espécie e 205 mil reais em cheque.

Setembro, outubro, novembro e dezembro

Motoboy morre ao ser atingido por blogueira com caminhonete na contramão

Em setembro, o motoboy Jheykson Roger Medeiros morreu ao ser atingido por um carro na contramão, em Curitiba. A motorista que dirigia o veículo deixou o local após a colisão e se apresentou na delegacia depois. A suspeita, a blogueira Cássia Vialli foi denunciada pelo Ministério Público do Paraná em dezembro deste ano, acusada de prática de homicídio doloso, omissão de socorro e fuga do local do acidente.

Casa é arrastada por rio durante tempestade em Francisco Beltrão

Uma casa foi arrastada pela força das águas em outubro, na cidade de Francisco Beltrão, no Sudoeste do estado. A tempestade atingiu várias cidades do Oeste e Sudoeste e deixou estragos para várias famílias. O vídeo da casa sendo levada pela correnteza viralizou na internet (clique aqui e assista as imagens). Na mesma época, duas crianças morreram durante os temporais em Pato Branco.

Quadrilha invade condomínio de luxo e executa fazendeiro com tiros de fuzil no PR

Um fazendeiro foi executado com tiros de fuzil em um condomínio de luxo na cidade de Sertaneja, no Norte do Paraná, em outubro. A vítima tinha chegado ao local há cerca de um mês e pousou de aeroporto diretamente no condomínio. Mais de 15 homens invadiram a residência do fazendeiro encapuzados, usando bancos e lanchas, e dispararam mais de 100 tiros.

Corpo esquartejado aparece em estação de esgoto no Paraná

O corpo de um homem sem braços foi localizado no dia 11 de novembro na estação de esgoto da Sanepar, na zona leste de Londrina. Dias antes, no mesmo local, foram encontrados dois braços, o direito no dia 7 de novembro e o esquerdo no dia seguinte. Após investigações, foi constatado que o corpo esquartejado era de Alexsandro Rosário, de 32 anos.

BR-376
Deslizamento na BR-376 matou duas pessoas e soterrou veículos (Foto: Corpo de Bombeiros)

Deslizamento mata duas pessoas na BR-376, em Guaratuba

Duas pessoas morreram em um deslizamento de terra registrado no final de novembro, na BR-376, em Guaratuba, no Litoral. A rodovia, principal ligação entre Paraná e Santa Catarina ficou interditada completamente por vários dias para atendimento da ocorrência. Uma grande operação foi montada no local para retirar a terra e liberar a pista para o final de ano.

Homem mata esposa e posta selfie ao lado do corpo, no Norte do Paraná

No dia 2 de dezembro um crime chocou a cidade de Abatiá, no Norte do Paraná. Um homem, de 44 anos, matou a esposa, de 40 anos, a facadas. Após o assassinato, ele postou uma foto na cena do crime, ao lado da vítima, que foi esfaqueada nas costas, no pescoço e no rosto (clique e veja a foto). Na sequência, ele tentou tirar a própria vida, mas não conseguiu. O casal estava junto há 9 anos.