Quase 5 mil encomendas estrangeiras são retidas em CT de Londrina
Quase 5 mil pacotes de mercadorias estrangeiras suspeitas de entrada irregular no Brasil foram retidos em Londrina, no norte do Paraná, pela Receita Federal (RF). Uma fiscalização foi realizada de 8 a 12 de abril por uma força-tarefa envolvendo várias unidades da RF no Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas (CTCE) dos Correios na cidade. Os supostos produtos irregulares estão avaliados em R$ 4 milhões.
A operação foi denominada Criminis Iter, que em latim significa “Rotas do Crime”, porque foi uma ação em resposta à migração da logística das organizações contrabandistas para os Correios, frente à intensificação da fiscalização nas estradas do Paraná.
Entre os produtos apreendidos, houve predominância de celulares e tablets, além de vinhos argentinos, robôs-aspiradores, videogames, perfumes, cigarros eletrônicos e respectivas essências. A Receita destaca ainda a apreensão de fardos de blusas, tênis e camisetas, que seriam falsificações de marcas internacionais.
As mercadorias serão objeto de aplicação de pena de perdimento em favor da União e será feita investigação para individualizar os responsáveis e aplicar a legislação penal.
A Receita reforça que o combate ao contrabando e à sonegação fiscal é essencial para garantir recursos financeiros para aplicação na saúde, educação e segurança públicas, bem como para proteger o bom contribuinte da concorrência desleal do contrabando.
Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui