Quadrilha que transportava drogas de Guaíra para São Paulo é alvo de operação da PF
Policiais federais com apoio do Grupo de Operações Aéreas da Polícia Civil do Paraná cumpriram 29 mandados judiciais na manhã desta sexta-feira (4), em sete cidades do Paraná e São Paulo. A Operação Overlord investiga uma quadrilha envolvida com o tráfico internacional de drogas.
Dos 29 mandados, 18 são de busca e apreensão e 11 de prisão preventiva. A organização se utilizava de empresas de transporte de fachada, com sócios laranjas, que sabiam do esquema. Eles contratavam fretes de mercadoria lícitas para encobrir o carregamento de drogas em fundos falsos instalados nos caminhões.
Em uma das apreensões, 500kg de cocaína estavam escondidos em um fundo falso, no teto de um caminhão frigorífico carregado de carne bovina.
Os líderes do grupo compraram imóveis, automóveis, dentre outros bens de alto valor que foram sequestrados pela na operação. Além disso, a justiça determinou o bloqueio de contas em nome das pessoas físicas e jurídicas envolvidas e o bloqueio de 45 veículos.
Os mandados foram cumpridos em Guaíra, Terra Roxa e Xambrê, no Paraná, e em São Paulo capital, Barueri, Itupeva e Jundiaí.
Investigação
A investigação durou aproximadamente um ano e durante este período a Polícia Federal conseguiu realizar três flagrantes de tráfico de drogas. No total, foram apreendidas mais de 1 tonelada de cocaína e 1,2 tonelada de maconha. A droga era transportada da região de Guaíra e tinha como destino a cidade de São Paulo.
Os envolvidos deverão responder pela prática de tráfico de drogas, associação para o tráfico e participação em Organização Criminosa. Esses crimes possuem penas máximas que, somadas, podem ultrapassar 33 anos de prisão.