Prefeitura de Ponta Grossa é alvo de ataque cibernético e serviços ficam fora do ar
"Apesar da rede da prefeitura utilizar algumas das mais modernas ferramentas de proteção, ainda não é possível alcançar uma blindagem infalível", disse assessoria de imprensa do Poder Executivo em nota
A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, confirmou que foi alvo de um ataque cibernético. A invasão ocorreu no último fim de semana, o que resultou na interrupção de diversos serviços municipais.
A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do Poder Executivo na tarde desta quarta-feira (21). No entanto, a organização informou que os registros fiscais e legais “estão preservados”.
Leia também:
- Site do BRDE é invadido e fica fora do ar após ataque cibernético
- Ameaça de ataque hacker faz site da Unioeste ficar fora do ar, entenda
Além disso, a assessoria também afirmou que o Departamento de Tecnologia de Informação e Comunicação está atuando para resolver a situação. A previsão é de que os serviços sejam restabelecidos nos próximos dias.
Nota divulgada sobre o ataque cibernético na íntegra:
“No último final de semana a rede de computadores da prefeitura de Ponta Grossa foi alvo de um ataque cibernético. O problema foi detectado às primeiras horas de segunda-feira e imediatamente foram iniciadas medidas de contenção de danos. De acordo com o Departamento de Tecnologia de Informação e Comunicação, como ação de defesa foram desligados os sistemas hospedados e iniciado o reconhecimento do tipo de ataque. Também segundo o DTIC, estão preservados tanto os registros fiscais quanto legais.
Apesar da rede da prefeitura utilizar algumas das mais modernas ferramentas de proteção, ainda não é possível alcançar uma blindagem infalível. Ataques semelhantes são notificados diariamente, mundo afora.
A instabilidade que afetou alguns dos serviços entre segunda e terça-feira já está sendo solucionada, devendo todos os demais serviços serem restabelecidos à medida que forem verificados.
As autoridades competentes já foram acionadas, inclusive para investigar origem e autoria desse ataque“.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.