Paraná é o estado que mais teve crescimento em casos de racismo, diz pesquisa
Os dados comparados são dos anos 2022 e 2023 do Anuário Brasileiro de Segurança Pública
O Brasil apresentou um crescimento de 128% nos casos de racismo de 2022 para 2023. O Paraná aparece entre os estado que mais se destacam em ocorrências do país, ficando atrás somente de Rio Grande do Sul e São Paulo. Os dados são do Anuário Brasileiro de Segurança Pública divulgado nesta quinta-feira (18).
Segundo a pesquisa, o país teve 5.100 casos registrados em 2022, número mais que dobrou no ano seguinte, registrando 11.610 casos. Além disso, o Paraná é o terceiro estado com mais casos, com 1.606.
Leia também:
- Morte de pai e filha causa comoção: “Para sempre minha segunda família”
- Cascavel atinge meta de vacinação infantil contra poliomielite, afirma secretário
O Paraná é também o estado que mais apresentou crescimento nas ocorrências, com aumento de 693%. Passou de 220 para 1.606 em 2023. Somente o estado de São Paulo não possui registro dos casos em 2022, não sendo possível fazer a comparação de um ano para o outro.
Pela primeira vez, o Fórum Brasileiro de Segurança Pública conseguiu dados de todas as unidades federativas sobre o tema.
Em janeiro de 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei 14.532 que equipara o crime de injuria racial ao de racismo, a pena é de dois a cinco anos de reclusão. Segundo a legislação atual, se define como racismo a situação na qual a ofensa dirigida a uma coletividade, enquanto a injúria racial ocorre quando a agressão direcionada a um indivíduo.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui