Porto de Manacapuru, no Amazonas, desaba e criança está desaparecida
Até o momento, foi confirmado que uma criança está desaparecida. No entanto, podem haver mais vítimas
O Porto da Terra Preta em Manacapuru, na Região Metropolitana de Manaus, no Amazonas, estrutura fundamental para a movimentação de pessoas e mercadorias na região, desabou na tarde desta segunda-feira (7).
Vídeos registrados por moradores mostram a magnitude do ocorrido. Segundo o portal aCrítica, uma extensa área do porto cedeu e arrastou flutuantes, embarcações menores, parte da estrutura e até mesmo um veículo. O barranco instável continuou a ceder, ampliando os danos.
A confirmação de ao menos uma criança desaparecida após o desabamento de um dos flutuantes agrava a situaão. Os pais da criança não estavam presentes no momento do incidente.
O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil do Amazonas já iniciaram as operações de resgate e busca por possíveis vítimas. Equipes especializadas em mergulho e salvamento em estruturas colapsadas foram deslocadas para o município. A Secretaria de Estado de Saúde também se mobilizou para prestar assistência médica.
O Porto da Terra Preta, administrado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), é um ponto estratégico para a região e a Secretaria Municipal de Pesca e diversas atividades comerciais. A causa do desabamento ainda está sendo investigada.
Nota da Defesa Civil do Amazonas
A Defesa Civil do Amazonas, em nota oficial, informou que está monitorando a situação e que novas informações serão divulgadas à medida que forem obtidas. Confira a nota na íntegra:
“Sobre o acidente corrido no Porto da Terra Preta, sob responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), no município de Manacapuru (distante 68 quilômetros de Manaus), o Governo do Amazonas informa que uma equipe do Corpo de Bombeiros já iniciou o trabalho de mapeamento da área para resgate de possíveis vítimas e uma equipe está sendo deslocada para o município para reforçar as buscas, com o auxílio de mergulhares e especialistas em salvamento em estruturas colapsadas. Agentes da Defesa Civil do Estado também estão a caminho do local do deslizamento e a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) está com uma equipe no município. A estrutura das unidades de saúde na capital também estão prontas para receber possíveis feridos”.
Nota da Marinha
“Em relação ao desabamento do Porto da Terra Preta, ocorrido hoje (07), em Manacapuru-AM,
a Marinha do Brasil informa que já deslocou meios da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental
(CFAOC) e da Flotilha do Amazonas assim como um helicóptero do 1º Esquadrão de Helicópteros de
Emprego Geral do Noroeste (EsqdHU-91), equipes médicas e fuzileiros navais para prestarem apoio.
A Marinha do Brasil irá abrir um inquérito para apurar as causas e circunstâncias do acidente”.
Erro: nenhum feed encontrado.
Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.