Policial é investigado por exigir propina em abordagem no Paraná

por Thiago Fedacz Anastacio
Com informações de MPPR e supervisão de Guilherme Fortunato
Publicado em 24 out 2022, às 17h34. Atualizado em: 25 out 2022 às 13h39.

Um policial civil foi denunciado pelo Ministério Público do Paraná (MPPR) nesta segunda-feira (24) suspeito de exigir dinheiro de um caminhoneiro para ignorar uma infração ambiental. O suspeito é investigador junto à Delegacia da Mulher e do Adolescente de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), mas foi afastado das funções, segundo o MPPR. 

De acordo com a Promotoria, o agente e outro homem abordaram um motorista de caminhão no bairro Uberaba, em Curitiba. Os dois pediram ao caminhoneiro o valor de R$ 1,5 mil para não realizar a autuação por crime ambiental. O valor seria entregue no mesmo dia, em um posto de combustível, mas cancelaram o encontro por haver viaturas policiais no local.

Posteriormente, combinaram o recebimento do dinheiro no local de trabalho do motorista. Ao chegarem lá, perceberam que havia outra viatura e tentaram fugir. Na fuga, os dois acusados bateram o veículo e foram presos em flagrante. Foi verificado depois que a placa do veículo foi adulterada.

Na denúncia, o Ministério Público sustenta a prática dos crimes de concussão e adulteração de sinal identificador de veículo automotor. O processo vai tramitar junto à 9ª Vara Criminal de Curitiba.

Atualização:

Em nota, a Polícia Civil afirmou que a Corregedoria está apurando o caso para tomar as medidas necessárias. Confira a nota na íntegra:

“A operação foi realizada pela Polícia Civil do Paraná (PCPR) e a investigação criminal foi concluída e remetida ao judiciário. Além disso, a Corregedoria da PCPR agora segue com instauração de processo administrativo para fins de apuração da responsabilização disciplinar.”