Polícia Federal cumpre mandado no Paraná em operação contra garimpo ilegal

por Guilherme Becker
com informações da Comunicação Social da Polícia Federal no Amazonas
Publicado em 27 jun 2023, às 10h26. Atualizado às 16h49.

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (27) a Operação Jurupari, que investiga crimes ambientais, lavagem de dinheiro e formação de organização criminosa. A operação mobiliza 20 policiais federais e 10 militares do Exército Brasileiro, que cumprem três mandados de prisão preventiva e oito ordens judiciais de busca e apreensão nas cidades de Manaus (AM), Porto Velho (RO) e Ponta Grossa (PR).

As investigações tiveram início em outubro de 2020, a partir da prisão em flagrante de duas pessoas na cidade de Ji-Paraná/RO, enquanto tentavam transportar 60g de ouro em lingote. Um dos presos foi assassinado em 14/10/2020, em frente a uma loja de revenda de veículos em Curitiba, após ser solto em audiência de custódia.

A defesa do Tenente Coronel do Exército, o qual foi alvo de busca e apreensão em sua residência pela Policia Federal, informa que o Militar teve seu nome envolvido injustamente por pessoas inescrupulosas.

“O militar não tem qualquer envolvimento com os acusados, não praticou qualquer ato ilícito e jamais recebeu valores dos criminosos para dar informações privilegiadas que pudessem interferir nas operações de combate aos garimpos ilegais nos Estados de Rondônia e Amazonas”.