PM deflagra operação para combater o tráfico no centro de Curitiba

A Polícia Militar deflagrou no final da tarde desta quarta-feira (17) uma operação contra o tráfico de drogas na região central de Curitiba. (Veja vídeo abaixo)
Segundo a capitã Carolina, esse tipo de ação é rotineira e tem o objetivo de combater não só o tráfico, mas também outros crimes que costumam ser praticados tanto por usuários como por traficantes de drogas. “A questão do tráfico de drogas na região central é um crime muito característico e no entorno do tráfico de drogas vêm vários outros delitos que também perturbam a paz e a tranquilidade da comunidade central, não apenas de quem mais mora, mas das mais de um milhão de pessoas que transitam diariamente. Por isso, essas operações são feitas de forma bastante rotineira, para que a gente não deixe os traficantes se estabelecerem e acharem que está tudo bem”.
Em outubro, uma operação da PM já havia prendido os principais traficantes que dominavam a região da Praça Tiradentes. Mas ao que tudo indica, os criminosos mudaram de endereço e passaram a “atender” na rua Cruz Machado, sem se importar com o Batalhão da Polícia Militar da rua Saldanha Marinho.
“Eles não estão nem aí. A polícia chega, elas até cumprimentam a polícia, às vezes, como se fosse um cidadão da rua, normal e vida que segue”,
conta uma testemunha, que não quis se identificar por medo.
Vídeos obtidos com exclusividade pela RIC Record TV mostram como ocorre o tráfico de drogas no centro da capital paranaense. Nas imagens, é possível ver que o usuário entrega dinheiro para uma jovem, ela vai até as escadarias de um hotel, troca quantia pelo entorpecente com um traficante e leva o entorpecente para o destinatário. Um aperto de mãos sela a transação.
“Começa a partir da meia-noite, eles chegam e se instalam. Chega o rapaz desse carro, fica na escadaria, enquanto os outros ficam na esquina. Precisando, eles correm lá, pegam, entram no hotel. É o modo operante. […] Nesse pouco tempo que eles estão ali instalados, a movimentação é intensa. Carro que passa, é gente de a pé”,
completa a testemunha.
Ainda conforme o homem, o traficante chega todos os dias, estaciona seu carro em frente ao hotel e só então é que se iniciam as vendas. “Tudo acontece a partir do momento em que ele chega. Daí, o pessoal já está na esquina esperando. Ele já entra, se hospeda e vem para a escada”.
A equipe da RIC Record TV foi até o hotel e descobriu que o homem que aparece nas imagens é um ex-funcionário do estabelecimento. Conforme informado no local, ele trabalhava no turno da meia-noite e foi demitido na última semana.
“Ele foi mandando embora justamente por causa dessas situações que estavam acontecendo de madrugada. Teve um dia que usaram a minha senha para liberar o apartamento da manutenção da limpeza. Coisa que não pode. De repente, ele colocava alguém para dormir, entendeu? Para tirar por fora. Foi aí que acho que mandaram ele embora”,
disse um trabalhador, que também prefere ter a identidade mantida sob sigilo.