PF investiga suspeitos de fraudes no Auxílio Emergencial em Londrina

por Bruna Melo
com informações da PF
Publicado em 6 ago 2021, às 09h36.

A Polícia Federal (PF) cumpriu mandados de busca e apreensão em dois endereços de Londrina, norte do Paraná, de pessoas suspeitas de envolvimento em fraudes no Auxílio Emergencial. O benefício financeiro fornecido pelo Governo Federal deve ser entregue para trabalhadores informais, microempreendedores individuais (MEI), autônomos e desempregados, durante a pandemia da Covid-19. O recebimento irregular, por meio de adulterações, configura crime.

Os endereços alvos dos mandados ficam um na zona norte e outro na zona oeste da cidade. Os investigados são suspeitos de fixarem tiras de papel com os números dos CPFs de brasileiros regulares no programa em cima do próprio documento. Duas pessoas já foram presas em flagrante usando a técnica, incluindo uma funcionária da lotérica onde os saques eram feitos.

A partir de imagens de câmeras de segurança, a Polícia Federal identificou outros suspeitos de envolvimento no esquema. Pelo menos 13 beneficiários legais tiveram o benefício retirado. O prejuízo é de cerca de R$15 mil.

As investigações têm apoio da Polícia Civil de Londrina e devem continuar com o objetivo de encontrar ainda outras pessoas que integram o grupo de fraudadores.