PF faz operação contra quadrilha que transporta drogas em helicópteros
Policiais cumpriram mandados de prisão e busca e apreensão contra organização criminosa especializada em utilizar aeronaves para trazer entorpecentes do Paraguai
A Polícia Federal (PF) realizou na manhã desta terça-feira (15) a Operação Heliport, que tem como alvos membros de uma organização criminosa que trazia drogas do exterior utilizando helicópteros. A operação, conduzida pela PF de Londrina, cumpriu nove mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva nos estados do Paraná, São Paulo, Santa Catarina e Distrito Federal. Além disso, a Justiça determinou o sequestro de bens e valores dos investigados até o limite de R$ 100 milhões, além do bloqueio de contas bancárias das pessoas e empresas envolvidas.
Conforme a PF, todas essas ações são um desdobramento da Operação Helix, deflagrada em maio de 2023. Ela é resultado do aprofundamento das investigações anteriores, que identificaram os envolvidos no transporte de cerca de meia tonelada de drogas utilizando um helicóptero apreendido no interior de São Paulo na operação anterior.
Leia também:
- Quadrilha causa prejuízo de R$ 50 milhões com roubos em condomínios de luxo
- Dono de Porsche envolvido em acidente no PR teve habilitação suspensa 12 vezes
Além dessa aeronave, outros nove helicópteros foram apreendidos ao longo das investigações da Operação Helix. Ainda de acordo com a PF, até o momento foram apreendidas também que 2,7 toneladas de cocaína, que era trazida do Paraguai por via aérea.
Conforme os investigadores, o nome da operação faz alusão ao modus operandi da organização criminosa, que se utilizava de helicópteros para a introdução da droga em território nacional. Os investigados responderão pelos crimes de tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico, organização criminosa e lavagem de dinheiro.
Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui