Paraná é o estado do Sul e Sudeste que mais reduziu mortes violentas
Estados como São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro também registraram queda. A média nacional de redução foi de 3,4%
Com uma queda de 12,8%, o Anuário da Segurança Pública revela que o Paraná foi o estado do Sul e Sudeste que mais reduziu as mortes violentas intencionais entre 2022 e 2023. O número de casos caiu de 2.595 para 2.263, o menor da série histórica. O informativo inclui homicídios dolosos, latrocínios, lesões corporais seguidas de mortes, mortes decorrentes de intervenções policiais e policiais civis ou militares vítimas de violência.
Outros estados como São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro também registraram queda, enquanto Minas Gerais foi o único a apresentar aumento (3,7%). A média nacional de redução foi de 3,4%.
Desde 2011, o Paraná reduziu as mortes violentas em 34,8%, passando de 3.475 para 2.263 casos em 2023, a maior queda entre os estados do Sul e Sudeste.
Leia também:
- Jogador de futebol de 15 anos é espancado em campo e morre após jogo de estreia
- Homem é encontrado espancado após moradores ouvirem gritos em matagal, no PR
- Policial é baleado na cabeça após arma cair e disparar acidentalmente, no PR
A tendência de queda continua, com o número de homicídios dolosos no Paraná no 1º semestre de 2024 sendo o menor já registrado em 18 anos. Segundo o secretário da Segurança Pública, Hudson Teixeira, isso se deve ao trabalho coordenado e preventivo das forças de segurança.
O Paraná também lidera nos índices de esclarecimento de homicídios. Conforme o levantamento do Instituto Sou da Paz, 78% dos casos de 2020 e 76% dos de 2021 foram solucionados, mais do que o dobro da média nacional.
Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.