Novo golpe da aproximação; saiba como evitar

Publicado em 17 ago 2022, às 12h38.

A tecnologia ajuda a facilitar o cotidiano das pessoas, mas apesar disso, pode trazer alguns riscos. Como é o exemplo de diversos golpes envolvendo os pagamentos por aproximação. Os criminosos escondem maquininhas e se aproximam das vítimas tentando fazer operações em cartões.

Com a funcionalidade da aproximação, não é necessário digitar uma senha, com isso a vítima só percebe momentos depois que foi roubada. Em uma cidade movimentada como São Paulo, criminosos usam dessa ferramenta. O Procon da cidade registrou 407 reclamações relacionadas aos pagamentos por aproximação entre julho de 2021 e maio de 2022.

Mas, o que o consumidor deve fazer nessas situações? Tem como recuperar o dinheiro? Tem como evitar ser vítima desse tipo de golpe?

O RIC Mais conversou com Claudia Silvano, especialista em direitos do consumidor, que atua no Procon do Paraná.

“Como toda tecnologia, há suas vantagens e desvantagens. Alguns cuidados devem ser tomados. O primeiro deles é o consumidor estar ciente do funcionamento dessa modalidade de pagamento”,

diz Claudia

Segundo a profissional, o consumidor deve ter o direito de desativar o modelo de pagamento por aproximação. 

“Uma pessoa que anda muito de ônibus ou está em locais com muitas pessoas está sujeita eventualmente a algum bandido usar uma máquina e realizar a transferência”.

explica.

De acordo com Claudia, o banco sempre deve notificar o cliente quando transações suspeitas forem realizadas. E em caso de golpes como este o banco pode ser responsabilizado.

“Não tem muitas decisões neste sentido [sobre o banco ser obrigado a devolver o dinheiro para o cliente], mas já existem algumas, e o entendimento é pela responsabilidade do banco.”

diz Claudia.

Uma das dicas da especialista é ser bem informado sobre a tecnologia para entender como o processo funciona. Uma pesquisa realizada pelo Procon do PR em 2021, mostrou que a maioria das pessoas não sabem qual o valor máximo que pode utilizar no pagamento por aproximação.

A pesquisa também aponta que as pessoas afirmam que o banco não oferece a opção do cartão sem a função do pagamento por aproximação.

Como evitar o golpe

A especialista orienta a população que usa a função de pagamento por aproximação a deixar o cartão em um local mais seguro e evitar colocá-lo em posição de fácil acesso, como bolsos da calça ou bolsos fáceis da mochila. Em um vídeo, Claudia mostra como é fácil realizar o golpe quando a pessoa deixa o cartão no bolso de trás da calça.

Simulação do golpe da aproximação – Vídeo: reprodução/redes sociais

Segundo reportagem da RICtv, existe uma tecnologia que previne este tipo de furto por aproximação, o bloqueio de identificação de frequência de rádio. As carteiras com bloqueio já podem ser encontradas no mercado. Elas são capazes de impedir a comunicação entre o cartão e a maquininha.

Outra opção mais barata, e ainda assim eficiente, é usar uma camada de papel alumínio na carteira. O metal é capaz de bloquear a comunicação do cartão, e assim, evitar esse tipo de furto.

Quer mandar uma sugestão de pauta pro RIC Mais? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando aqui