MPPR irá investigar suspeita de fraude em concurso da Prefeitura de Londrina
Foram mais de 35 mil inscrições homologadas; vários candidatos relataram irregularidades na aplicação das provas do concurso
O concurso da Prefeitura de Londrina, no norte do Paraná, foi realizado no domingo (28). Segundo o Município, foram mais de 35 mil inscrições homologadas para quase 70 cargos. Porém, vários candidatos indicaram irregularidades na aplicação das provas. O Ministério Público do Paraná (MPPR), por meio da 26ª Promotoria de Justiça de Londrina, informou que irá analisar a suspeita de fraude.
A primeira denúncia foi compartilhada nas redes sociais por um professor, que relatou uma situação contada a ele por um candidato. Nos comentários do vídeo, outras pessoas também insinuam a existência de questões borradas, provas entregues sem estarem lacradas e provas trocadas durante a realização do concurso.
Após a exibição de uma reportagem na RICtv Londrina sobre o caso, mais denúncias surgiram. Em nota, o MPPR disse que outras duas pessoas também entraram em contato sobre a situação. Diante disso, as reclamações serão investigadas.
Em resposta à RICtv, a Prefeitura de Londrina disse que a Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH) acompanhou a aplicação das provas em todos os colégios. A nota garante que “o processo transcorreu em conformidade com o contrato, dentro da normalidade e com sucesso”. Sendo assim, caso algum candidato queira relatar problemas ou obter esclarecimentos, a orientação é que procure o canal oficial da ouvidora do município ou banca organizadora.
A Fundatec, responsável pela organização dos editais nº 023/2024 e nº 024/2024, informou que o concurso ocorreu dentro dos requisitos de segurança e ética. Já a Fundação Fafipa disse que as falhas apontadas não se referem ao edital nº 025/2024, do qual é organizadora.
Leia na íntegra as notas do MPPR, Prefeitura de Londrina e bancas
Ministério Público do Paraná
O Ministério Público do Paraná, por meio da 26ª Promotoria de Justiça de Londrina, que tem atribuição na área de Proteção ao Patrimônio Público e Combate à Improbidade Administrativa, informa que, além da representação citada pela reportagem, outros dois pedidos sobre o mesmo fato chegaram ao MPPR. As representações serão analisadas e todos os noticiantes serão informados sobre o andamento dos pedidos.
Prefeitura de Londrina
A Prefeitura de Londrina, por intermédio das bancas contratadas em observância ao devido processo legal, realizou a aplicação de provas objetivas do maior concurso já realizado no Município, no domingo, dia 28/04/2024.
A Secretaria Municipal de Recursos Humanos acompanhou os trabalhos na íntegra, com fiscais distribuídos em todos os colégios, certificando que o processo transcorreu em conformidade com o contrato, dentro da normalidade e com sucesso.
Nosso trabalho é realizado com a máxima responsabilidade e atenção aos candidatos e nosso compromisso é com cada um deles. Dessa forma, caso algum candidato queira relatar fatos ou obter esclarecimentos, orientamos que acione a banca organizadora do processo do qual participou, e a Prefeitura através do canal oficial da ouvidoria. Toda informação é importante para nós e será verificada.
No mais, salientamos que as bancas contratadas são empresas idôneas e seguem rígidos protocolos de segurança, sendo que as informações sem lastro e contendo acusação de fraude não procedem. Neste sentido, a Prefeitura Municipal de Londrina tomará as medidas cabíveis, inclusive quanto ao que for divulgado falsamente.
Fundatec
A Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências – Fundatec, instituição com mais de 50 anos de existência e com larga experiência na aplicação de concursos, informa que os Concursos Públicos realizados no último domingo (28.04) ocorreu dentro dos requisitos de segurança e ética em todas as suas etapas, tendo registro de todos os atos do certame, executado por uma equipe especializada da Fundatec e o acompanhamento da Prefeitura Municipal de Londrina durante toda a aplicação da prova. Os concursos foram aplicados com sucesso em 18 locais de prova, contou com mais de 1.600 fiscais para atendimento aos 33063 candidatos inscritos. O processo agora segue com as próximas etapas já informadas nos editais de abertura dos concursos.
Fundação Fafipa
Essas falhas apontadas, não referem ao Edital organizado pela Fundação FAFIPA (Edital nº 025/2024) que teve sua aplicação aos cargos da Saúde, sendo ainda, aplicadas nos locais: PUC e Unopar/Anhanguera – Unidade Catuai sem nenhum registro de ocorrências ou falhas, como apresentadas na nota abaixo.
Desta forma, orientamos a busca da consulta junto ao Município de Londrina e Fundatec (organizadora dos Editais com os erros apontados abaixo), para que possam auxiliar nas respostas.
Esperamos ter esclarecido.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui