Monitor que segurou aluno de Rolândia pelo pescoço registra BO por desacato e é afastado
Circula nas redes sociais vídeos em que um aluno de Rolândia, no norte do Paraná, é segurado por um policial militar que trabalha como monitor no colégio. As imagens chamaram atenção também pelo golpe aplicado se assemelhar a um “mata leão”. De acordo com a assessoria da Polícia Civil, o servidor registrou um boletim de ocorrência circunstanciado de desacato.
O vídeo foi gravado por alunos do Colégio Estadual Professor Francisco Villanueva. É possível escutar um dos jovens dizendo “tudo isso por causa de uma blusa?”. O motivo da ação, entretanto, não foi confirmado por nenhuma instituição.
Em nota enviada na manhã desta quarta-feira (6), a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed) informou que o “monitor do colégio cívico-militar de Rolândia foi afastado preventivamente”. A decisão foi tomada após aluno e servidor serem ouvidos pelo Núcleo Regional de Educação de Londrina, pela direção da escola e pelo Conselho Tutelar.
Ainda conforme a Seed, as investigações sobre o caso seguem com o objetivo de levantar mais evidências e chegar a uma decisão final. Esta fase é conduzida pela assessoria técnico-jurídica e pela coordenação dos colégios cívico-militares.
Independentemente do resultado das investigações, a Seed reforça que a violência, em suas diversas formas, não é tolerada nos colégios, não importa quem a pratique. Nesta linha, a pasta atua tanto na área de punição quanto de prevenção. Na primeira, prioriza esse tipo de caso nos seus processos de apuração internos e afasta preventivamente as pessoas envolvidas. Na segunda, conta com um serviço de atendimento psicológico para professores e funcionários. Nenhuma pessoa, seja professor, aluno ou funcionário, pode ter sua dignidade e integridade feridas nos colégios públicos do Paraná. Todos e todas merecem respeito.
Assista ao vídeo que viralizou nas redes: