Militares paranaenses ficam feridos em exercício com míssil em Formosa (GO)
Oito militares paranaenses ficaram feridos num acidente com uma viatura antiaérea no Forte Santa Bárbara, um campo de instrução em Formosa (GO), na manhã desta terça-feira (16). Dois estão hospitalizados e, conforme o Exército, não correm risco de morte. Os outros já receberam atendimento médico e foram liberados.
Os oito militares pertencem à 11ª Bateria de Antilharia Antiaerea Autopropulsada (11Bia AAAe AP), localizada em Rio Negro, no Sul do Paraná. Conforme informou o Comando Militar do Planalto (CMP), o acidente ocorreu durante o exercício de adestramento de Defesa Antiaérea.
No momento, era feita uma atividade planejada de manutenção de uma viatura antiaérea Gepard. Um morteiro teria explodido próximo ao rosto de um dos militares.
Quatro equipes de saúde deram pronto atendimento aos feridos com ambulâncias e o helicóptero da equipe de segurança. Até o momento, dois militares permanecem hospitalizados. O estado de saúde deles é estável e não correm risco de vida. Os demais foram atendidos em hospitais da cidade de Formosa e Brasília e foram liberados.
O Exército informou que técnicos e militares capacitados para o manuseio do morteiro e da viatura estavam presentes. Também disse que mantém contato com os familiares dos feridos e será instaurado um inquérito policial militar para apurar as circunstâncias do ocorrido.