Manifestante exibe suástica durante protesto contra obrigatoriedade da vacina, no Paraná

Publicado em 28 out 2021, às 12h21. Atualizado às 12h47.

Durante a manifestação contra a obrigatoriedade da vacina, na segunda-feira (26), em Londrina, norte do Paraná, um homem, ainda sem identificação, foi flagrado exibindo o símbolo da suástica em um cartaz. A Câmara Municipal de Londrina deve encaminhar a denúncia feita pelo vereador Matheus Thum (PP) aos órgãos competentes para investigação do ato, que é considerado crime.

Conforme Thum, a foto foi tirada pelo assessor do gabinete durante o protesto, que aconteceu em frente ao prédio da Câmara. A manifestação tenta acabar com a obrigatoriedade da vacinação contra a Covid-19. O ato também repudia o decreto municipal assinado pelo prefeito de Londrina, Marcelo Belinati (PP), que obriga servidores públicos a serem imunizados. Caso não aceitem as doses, podem ser penalizados.

As imagens foram encaminhadas a Jairo Tamura (PL), presidente da Câmara, que deve registrar um boletim de ocorrência sobre o fato. Durante a mesma manifestação, dois vereadores também teriam recebido ameaças verbais.

A Lei 7.716, de 1989 define que é crime “fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo”. A pena é de multa e prisão de dois a cinco anos.

Cartaz com suástica na calçada. Foto: Arquivo pessoal