Idoso que caiu de janela de hospital em Londrina teria se desequilibrado sozinho

por Bruna Melo
com informações da RIC Record TV Londrina
Publicado em 19 out 2021, às 11h20.

Após um ano da morte de Hélio Toscari, de 84 anos, a Polícia Civil divulgou relatório que mostra as investigações do caso. Conforme o documento, os indícios mostram que o idoso teria se desequilibrado sozinho, no dia 7 de setembro de 2020, ao abrir a janela do segundo andar da Santa Casa de Londrina, norte do Paraná.

As investigações começaram pela Delegacia de Homicídios, mas passaram a ser de responsabilidade do 5.º Distrito Policial. Elas mostram que, por meio de prontuários, depoimentos da equipe médica e familiares, não se trata, até o momento, de um crime de homicídio. O Instituto Médico Legal (IML) informou que Hélio morreu devido à lesão encefálica após traumatismo cranioencefálico, causados pela queda de plano elevado.

O detalhamento divulga que Hélio foi transferido, na madrugada do dia 7, do Hospital Mater Dei para o Hospital Santa Casa. Ele apresentava quadro de pneumonia e foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Durante a tarde do mesmo dia, foi levado para o quarto. Algumas horas depois, sua neta tentou contato com o avô, mas não houve respostas ao ser transferida por telefone ao número do quarto.

“Ao entrar no quarto [a enfermeira] se depara com o paciente fora da cama, em pé, constatando que ele havia retirado o acesso venoso periférico (AVP) por onde recebia medicação, motivo pelo qual o local onde havia sido realizado a punção estava sangrando,”

descreve o doecumento.

A enfermeira disse ter trocado a roupa de cama que havia sujado com o sangue e colocou Hélio deitado. Ela teria avisado ao paciente que voltaria para trocá-lo, deixando as grades do leito suspensas. Ao retornar, não encontrou o idoso no cômodo e constatou a queda, já que a janela estava aberta. Durante todo o processo, a neta fez outras ligações ao hospital.

Foi feito socorro ao idoso, que morreu por volta das 21h. A família foi comunicada do ocorrido. O relatório trabalha com a teoria de que Hélio saiu da cama, após a enfermeira deixar o quarto, e tentou abrir a janela do cômodo, “podendo para essa finalidade ter subido em um sofá localizado abaixo da janela ou esticado o braço para alcançá-la, o que poderia ter sido a causa de seu provável desequilíbrio e consequente queda”.

Nenhuma pessoa foi indiciada pela morte. O inquérito foi transferido para ao Ministério Público do Paraná, que pode reabrir o caso se julgar necessário. A RIC Record TV Londrina tentou contato com a família da vítima, que preferem não se pronunciar. A reportagem entrou em contato com a Santa Casa de Londrina, que também não irá se manifestar.