Homem mata apoiador de Lula em bar após perguntar quem votaria no petista

Publicado em 26 set 2022, às 19h00. Atualizado às 21h06.

A Polícia Civil do Ceará prendeu nesta segunda-feira (26) um homem suspeito de entrar em um bar na cidade de Cascavel, no Ceará, e matar a facadas um apoiador do ex-presidente e candidato ao Planalto Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após perguntar se havia algum eleitor do petista no local.

De acordo com a polícia, o suspeito 59 anos foi preventivamente preso pelo crime cometido no sábado (24) contra um homem de 39 anos, no terceiro caso em que um apoiador de Lula é morto, supostamente, por sua posição política neste ano, em uma campanha eleitoral marcada por tensão e casos de violência.

“Com base nas primeiras informações, a motivação está relacionada a questões políticas. A decisão judicial pelo crime de homicídio qualificado foi cumprido em desfavor do homem na Delegacia Metropolitana de Cascavel, onde ele foi ouvido”, disse a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE).

O mais recente episódio de violência ocorre na reta final da campanha antes da realização do primeiro turno das eleições, no próximo domingo (2).

Relembre outros casos de intolerância política

No início deste mês, um apoiador do presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) matou um simpatizante de Lula no Mato Grosso. Segundo a Polícia Civil, um homem de 24 anos assassinou um colega de trabalho de 42 anos com golpes de faca. Na delegacia de polícia, o suspeito confessou o crime e foi autuado em flagrante.

Em julho, em Foz do Iguaçu, no Paraná, o guarda municipal e dirigente local do PT Marcelo Arruda foi assassinado a tiros pelo policial penal federal bolsonarista Jorge Guaranho durante sua festa de aniversário de 50 anos, que tinha o ex-presidente petista como tema. Antes de atirar, Guaranho chegou ao local atacando Lula e o PT, com palavras de ordem pró-Bolsonaro.

(Reportagem de Gabriel Stargardter / Texto de Maria Carolina Marcello / Edição de Pedro Fonseca)