Guardas municipais levam choque durante treinamento na Grande Curitiba
Quatro guardas municipais de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, levaram choque durante um treinamento da equipe. No vídeo registrado e repercutido na internet é possível ver os profissionais deitados e gritando ao serem atingidos por um taser, arma de eletrochoque usado por agentes de segurança.
Em entrevista a RICtv, o secretário de segurança de São José dos Pinhais, Ricardo Kush, explicou a polêmica envolvendo o treinamento e afirmou que a prática acontece há 15 anos no município. Ainda conforme explica Kush, ele mesmo já foi atingido 15 vezes.
“Esse treinamento é feito no mundo todo”,
garantiu o secretário
O secretário garantiu que o taser é um arma não letal, usada apenas para imobilização. Por ser algo usado diariamente, os guardas precisam passar pelo treinamento para que eles entendam a dor sentida pela pessoa abordada. Segundo Kush, isso ajuda o agente a entender se o disparo realmente é necessário em determinadas situações.
Em relação ao risco de levar a morte, o secretário afirmou que em no mundo inteiro, apenas três casos foram registrados, um em Santa Catarina, outro na Austrália e também no Canadá.