Guarda Municipal emite nota sobre relatório que aponta abordagens abusivas

Publicado em 24 out 2023, às 06h54.
POST 5 DE 5

A Guarda Municipal de Curitiba emitiu uma nota, nesta segunda-feira (23), sobre o levantamento que aponta 52 denúncias de violência em abordagens durante 2017 e 2022. Confira na íntegra:

“Em resposta ao relatório entregue nesta segunda-feira (23/10), pela Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) em colaboração com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), que identificou 52 denúncias de supostas violações a direitos humanos, a Guarda Municipal de Curitiba informa que, no mesmo período (2017 a 2022), registrou 246 mil ocorrências de atendimento à população.
A corporação investe na formação dos agentes, bem como na capacitação contínua através do estágio de qualificação profissional realizado anualmente. Todos os guardas municipais passam por treinamentos constantes para aplicar os princípios fundamentais dos Direitos Humanos em todas as abordagens.
Qualquer denúncia de violência ou excesso na abordagem pode ser encaminhada para a Ouvidoria da Guarda Municipal, um órgão permanente de controle externo, autônomo e independente. As denúncias podem ser feitas pessoalmente, na Avenida Senador Souza Naves, 312, Alto da XV, Curitiba, por e-mail (ouvidoriagmc@curitiba.pr.gov.br), WhatsApp (41 99677-7189) ou ainda pelo canal 156.
Além disso, a atuação da Corregedoria da Guarda Municipal inclui procedimentos para apurar eventuais irregularidades cometidas por servidores públicos.
Por fim, a corporação se mostra favorável à interlocução com diversos órgãos e entidades que atuam na defesa dos direitos humanos, visando ao aprimoramento técnico profissional e à garantia dos princípios fundamentais em todas as ações realizadas”, diz a nota.