Golpe do empréstimo consignado: após receber denúncias, Procon de Cambé alerta aposentados
O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Cambé, no norte do Paraná, alerta os aposentados e pensionistas do município para um golpe do empréstimo consignado. O órgão tem registrado de uma a duas reclamações por semana de pessoas que tiveram um empréstimo depositado nas contas mesmo sem ter pedido.
Os casos mais comuns, de acordo com o órgão, são de depósitos realizados por bancos virtuais, que não contam com agências físicas. As vítimas percebem apenas quando vão sacar dinheiro, uma vez que o valor das parcelas já vem descontado automaticamente na folha de pagamento ou no benefício recebido, no caso dos pensionistas.
O que fazer
O coordenador do órgão, Willian Train, destaca que aqueles que caírem no golpe não devem sacar ou movimentar o dinheiro: “O aposentado ou pensionista precisa fazer a reclamação requerendo o cancelamento do contrato de empréstimo e solicitando a devolução do dinheiro para o banco”, diz.
O cancelamento do contrato precisa ser solicitado de maneira presencial. De acordo com Train, o contato virtual com as agências pode dar mais dor de cabeça: “Muitas vezes eles são encaminhados para sites falsos ou para o telefone de golpistas, que fingem que vão resolver o problema e acabam roubando o dinheiro que o consumidor queria devolver ao banco”.
A mesma dica (ir presencialmente no órgão) vale para aqueles que querem pedir o empréstimo. Caso a pessoa já tenha pedido mas se arrependa, pode pedir o cancelamento em até sete dias após a solicitação.
- Leia também: Covid-19: Londrina abre vacinação para crianças e adolescentes sem cadastro, no sábado (19)
As empresas denunciadas por aplicar golpes são passíveis de multa. No entanto, segundo o coordenador do órgão, normalmente, o caso é resolvido com acordo entre o Procon e a vítima.