GM de Arapongas registra aumento de 350% nas apreensões de maconha; confira os dados
Durante o primeiro semestre deste ano, a Guarda Municipal (GM) de Arapongas atendeu 2.715 ocorrências, representando um aumento de 12% em relação ao mesmo período do ano passado (2.403 ocorrências). Sobre apreensão de maconha, foi contabilizado um aumento de 350%.
O aumento da produtividade também foi verificado nas apreensões de drogas, prisões entre outros. O relatório foi divulgado nesta quarta-feira (7), pela Prefeitura Municipal de Arapongas, junto da Secretaria de Segurança Pública e Trânsito (Sestran).
“Em comparação com o mesmo período do ano passado, nós tivemos dados interessantes e de grande relevância para a segurança pública e que enfatizam também os esforços dos nossos guardas.”
destacou o secretário de Segurança, Paulo Argati.
Números
Das 2.715 ocorrências gerais registradas, 68 são referentes a abordagens por atitudes suspeitas, 701 por patrulhamentos em praças, áreas residenciais e comerciais e 299 por fiscalizações de medidas preventivas.
Em relação às ocorrências criminais (135), 171 pessoas foram presas ou apreendidas por tráfico de entorpecentes, roupo, receptação de veículos e violência doméstica e 34 foram tiradas de circulação com mandados de prisão em aberto.
Comparando os dados aos do mesmo período do ano passado, percebe-se um aumento de 55% de pessoas presas ou apreendidas; 152% de ocorrências relacionadas ao tráfico de drogas e 350% de retirada de maconha de circulação.
As apreensões de entorpecentes como cocaína e crack apresentaram queda. A primeira, de 55%. A segunda, de 85%.