Fiscalização em Curitiba fechou quatro estabelecimentos em desacordo com novo decreto
Durante a operação Aifu-Covid realizada em Curitiba na noite deste sábado (28), as equipes da Prefeitura, Polícia Militar (PM) e Guarda Municipal (GM) vistoriaram nove estabelecimentos.
Ao todo, quatro dos nove locais foram fechados e notificados por estarem em desacordo com as normas do novo decreto do município.
Fiscalizalição em Curitiba: três bares e um restaurante foram fechados
De acordo com a Prefeitura de Curitiba, entre os locais interditados estão três bares nos bairros São Francisco e Batel, além de um restaurante no Bacacheri.
Além disso, a Aifu notificou cinco estabelecimentos que não atendiam às adequações determinadas pela Resolução 1/2020, que define normas de afastamento, limite do número de pessoas, entre outras medidas necessárias ao combate da pandemia: dois restaurantes e uma lanchonete no São Fracisco foram notificados, além de duas lanchonetes no Bigorrilho.
Outros 22 estabelecimentos que haviam sido denunciados pela população se encontravam fechados na chegada dos fiscais.
A fiscalização abrangeu as regiões do São Francisco, Bigorrilho, Batel, Alto da XV e Bacacheri.
Estabelecimentos fechados
Com as quatro interdições realizadas na noite de sábado, as fiscalizações resultaram no fechamento de 26 estabelecimentos desde a tarde da sexta-feira (27), quando as ações foram intensificadas. 177 locais também foram inspecionados.
Desde então, duas frentes atuam na fiscalização do cumprimento das normas para evitar a aglomerações e a propagação da covid-19: as Aifus-covid e ações da Vigilância Sanitária de Curitiba.
Na tarde da sexta feira, 133 locais foram inspecionados pela Vigilância Sanitária, com o fechamento de uma loja estabelecimentos e fechado uma grande loja de departamento no Centro.
Aifus x Vigilância Sanitária e Guarda Municipal
As Aifus (Ações de Fiscalização Integradas) são ações diárias e regionalizadas, formadas por equipes da Guarda Municipal e Urbanismo, Policia Militar e Corpo de Bombeiros, que são direcionadas a bares e casas noturnas em locais com histórico de aglomerações.
A Vigilância Sanitária e Guarda Municipal, por sua vez, realizam ações voltadas para o comércio: restaurantes, lanchonetes, shoppings, galerias, farmácias, supermercados e lojas, principalmente as de departamento.