Fique protegido: saiba como não ser enganado nas compras da Black Friday

Publicado em 18 nov 2021, às 12h08. Atualizado às 12h11.

O Procon de Maringá alerta para procedimentos para quem planeja fazer compras na promoção da Black Friday. As orientações passadas pela coordenadora do Procon, Patrícia Parra, são importantes para evitar que os consumidores caiam em golpes, comprem produtos com defeitos, não recebam as mercadorias compradas, entre outros problemas que geram reclamações nessa data.

“Além dos cuidados que devemos ter em toda negociação comercial, também é importante não sair comprando o produto só porque está barato”, ressalta Parra.

Produtos

  • Pesquise bastante, mesmo antes do dia da promoção. E não só o preço, mas também a qualidade e confiabilidade do produto ou serviço desejado, para ter certeza de como são esses produtos e ter referências se o preço do dia é mesmo promocional;
  • Faça uma lista de produtos que quer adquirir para verificar se cabe no seu orçamento. Não compre por impulso ou simplesmente porque está barato;
  • Desconfie sempre de valores muito abaixo do mercado: pode ser golpe. Peça referências da loja e não pague logo que fizer o contato sem ter essas referências.

Lojas

  • Muita atenção nas compras online! Verifique se o site é confiável, qual a forma de pagamento, prazo da entrega, cobrança do frete, como funciona a troca;
  • Entre os golpes mais comuns estão lojas que não existem. A pessoa compra pela internet e não recebe nada. Por isso, pesquise sobre a loja. Veja há quanto tempo ela comercializa produtos, tente contato com alguém que já comprou, verifique qual endereço e telefone da loja. Observe também se o endereço eletrônico que aparece no navegador é mesmo da loja desejada. Na dúvida, não compre e procure outra loja mais confiável.

Trocas

  • Em compras nas lojas físicas, pegue sempre a nota fiscal. Ela é sua garantia para trocar ou devolver o produto em caso de defeitos;
  • Nas compras online, há o direito de arrependimento até sete dias após o recebimento. Caso queira devolver nesse prazo, o consumidor tem o direito de receber o dinheiro de volta.

Canais do Procon

  • Denúncia: (44) 98402-0433
  • Atendimento: 151
  • E-mail: procon@maringa.pr.gov.br
  • Também há atendimento pelo app Procon na Mão