Exército inicia Operação Ágata nas fronteiras do Paraná

por Jonathas Bertaze
com supervisão de Giselle Ulbrich
Publicado em 22 ago 2022, às 22h34.

A Operação Ágata está tramitando na fronteira do Sul do Estado paranaense, em que realizam o bloqueio e controle de estradas , além de patrulhamento de rios em cooperação com a Marinha do Brasil e Força Aérea Brasileira. Atualmente, aproximadamente mil militares estão participando dessa operação, sem data para o término.

A tropa que pertence a 15° Brigada de Infantaria Mecanizada em Cascavel (PR), com o compromisso da ação de interagências em coordenação com órgãos federais, estaduais e municipais, segurança pública e fiscalização. Tem o objetivo de coibir a ocorrência de ilícitos transfronteiriços, como tráfico de drogas, armas, mineração ilegal e outros crimes.

A Constituição Federal do Brasil determina que a proteção é fundamental para a defesa do território nacional. Ao longo do ano, a operação percorre toda a faixa de fronteira terrestre no Brasil. São mais de 16 mil quilômetros, envolvendo 11 estados brasileiros que fazem divisa com dez países.

Neste ano, na região Sul, as apreensões resultaram num prejuízo de mais de 9 milhões de reais às organizações criminosas. Na mercadoria apreendida, continham drogas, armas, contrabando e cigarros.