Em 15 dias, bandidos invadem fazenda-escola seis vezes para furtar animais
A fazenda-escola da Universidade Estadual de Londrina (UEL), no norte do Paraná, tem sido alvo de bandidos. Em apenas 15 dias, os criminosos invadiram a instituição seis vezes para furtar os animais. Nessa semana, duas vacas foram levadas. Na madrugada de quarta-feira (15), os ladrões retornaram para tentar levar mais um animal, mas não conseguiram.
“A gente sabe que com a chegada das festas de fim de ano esse problema vem se intensificando, então os bandidos se aproveitam da tranquilidade do local. Na maioria das vezes, agem na calada da noite e vão conduzindo os animais para fora do domínio da universidade.”
comenta o veterinário da instituição, Rafael Fagnani.
Mesmo com câmeras de monitoramento, a ação dos bandidos não foi flagrada. O veterinário explica que muitos deles fazem tentativas, mas os animais estão muito arredios, dificultando o furto.
A suspeita é que os bandidos utilizem as vacas para consumo próprio e da família. O veterinário, no entanto, alerta que esses animais podem trazer riscos à saúde, uma vez que são destinados a outros fins, como pesquisa e ensino.
“Além do risco sanitário do consumo da carne desses animais, então, além de ser ilegal, tem esse risco para a saúde da população, que a gente não sabe as condições que esse isso vai ser processado.”
ressalta o veterinário.
Ao comprar carne, é importante tomar cuidado e se certificar se o alimento é inspecionado e foi abatido corretamente.
“A gente pede ajuda para a polícia e também para a Guarda Civil porque a gente sabe que aqui a gente tá em uma área urbana e que fica bem fácil o escoamento desses animais, o que dificulta bastante a nossa ação aqui dentro.”
finaliza Rafael.