Eleições 2024: Moradores de Foz do Iguaçu pedem segurança; veja série da RICtv
Além de segurança, moradores também pedem infraestrutura e melhoria da saúde na cidade
A cidade de Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, é referência, já que o município tem uma beleza natural considerada uma das sete maravilhas naturais do mundo. No entanto, segundo relatos, moradores têm enfrentado desafios no cotidiano. A segurança e a infraestrutura do município é tema desta quinta-feira (18) na série especial “A Cidade que Queremos”, da RICtv. A produção mostrará os principais problemas enfrentados pela população que requerem atenção por parte dos candidatos à prefeitura e a vereança no pleito de 2024.
A Secretaria de Assistência Social de Foz do Iguaçu estima que cerca de mil pessoas vivem em situação de rua na cidade. Além disso, o município abriga a maior ocupação urbana do Paraná, com mais de 1.800 famílias. Uma comunidade chamada de “Bubas”, sem infraestrutura.
A ocupação começou em 2011 e as próprias pessoas abriram ruas e ergueram casas. A água e a energia elétrica ainda são de forma clandestina e não há tratamento de esgoto. Há dois anos, a Prefeitura de Foz do Iguaçu recebeu autorização da Justiça para levar as primeiras infraestruturas para a comunidade.
Outro problema destacado na série da RICtv, segundo os moradores, é a saúde. Dívidas milionárias fizeram com que a prefeitura decidisse pela federalização do Hospital Municipal Padre Germano Lauck, que tem cerca de 1.300 servidores. De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores, Paulo Sérgo Ferreira, os servidores temem ser demitidos com a mudança.
Assista a série especial A Cidade que Queremos, da RICtv
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui