Dado da Paz é encontrado após telespectadora reconhecer o objeto no Balanço Geral Londrina

por Ana Clara Marçal
com informações de Rafael Machado, da RIC Record TV
Publicado em 15 jul 2021, às 16h11.

Uma família do Jardim Marabá, na zona leste de Londrina, norte do Paraná, encontrou, na manhã desta quarta-feira (14), o Dado da Paz, furtado da academia ao ar livre no Lago Igapó II, em junho. Quem identificou o objeto foi a filha, Camille Victoria Chagas, quando estava acompanhando o pai, que é reciclador, até o local onde é depositado o lixo reciclável.

A peça estava em Ibiporã, a cerca de 30 min de Londrina. O pai da menina percebeu o objeto em um dos pontos de coleta do município, recolheu e trouxe para o depósito, em Londrina.

“Toda quarta-feira a gente faz coleta em alguns pontos, em Ibiporã e, no dia de ontem, de manhã, em um dos pontos, eu me deparei com essa peça. Me chamou a atenção pelos detalhes, mas em momento nenhum passou pela minha cabeça que fosse de Londrina […] eu peguei e trouxe para casa. Estranhei porque aparece Londrina aqui, né. Como que algo de Londrina está em Ibiporã? E trouxe. Levei para o depósito e eu e minha filha precisávamos tomar a vacina, ontem. Ela ficou toda a tarde comigo e eu recolhi algumas coisas e a gente foi para o depósito para guardar lá. Chegando lá ela viu essa peça, que estava guardada em um canto. Ela falou ‘pai, eu conheço isso aqui. Isso aqui eu vi no programa do Juliano. Ele falou que foi roubado lá no Igapó’.”

relembra o pai, Valter Chagas.

Em seguida, pai e filha contam que entraram em contato com a equipe do Balanço Geral Londrina para informarem sobre o objeto, instalado, em agosto de 2019, pela instituição sem fins lucrativos Londrina Pazeando.

“Nós trabalhos muito para criar uma cultura de paz, aonde todos nós possamos ter paz e harmonia nos nossos relacionamentos, sem a violência. E o Dado, o Totem da Paz, que nós chamamos […] é um ponto turístico da cidade de Londrina. Tem um grande simbolismo.”

comenta o coordenador da instituição, Luís Carlos Galhardi.