Comerciantes de Londrina são ameaçados por criminosos em troca de PIX
Comerciantes de Londrina, no norte do Paraná, estão assustados após uma sequência de ameaças feitas por criminosos. Diferentes estabelecimentos receberam ligações cobrando transferências de dinheiro via PIX. Caso se recusassem, o golpista dizia que iria invadir os imóveis e causar incêndios.
Uma das vítimas concedeu entrevista à RICtv, nesta quarta-feira (13). Ela conta que o telefone tocou no horário de almoço e a todo momento é usado tom ameaçador. A princípio, perguntam pelo proprietário do local. Em seguida, iniciam a extorsão.
“Eles falam que o responsável do tráfico aqui da região foi preso e que eles precisavam pagar uma fiança de R$ 50 mil. E que eles estavam pedindo uma colaboração de R$ 3 mil de cada estabelecimento. Caso a gente não cooperasse eles iriam chegar armados o iam tacar fogo no comércio”,
contou uma das pessoas que recebeu a ligação dos golpistas.
Ela ainda disse que, por saber da existência de vários tipos de golpes, não fez a transferência e registrou boletim de ocorrência na Polícia Civil. Outros empresários da mesma região, na Rua Guaporé, também teriam recebido a mesma ligação.
A orientação é de que os comerciantes comuniquem a Polícia Civil ou Polícia Militar. Os telefones são 181 ou 190, respectivamente.
Em janeiro de 2022, seis detentos da cadeia pública de Cornélio Procópio foram denunciados pelo Ministério Público do Paraná (MPPR) suspeitos de 16 crimes de extorsão. Eles teriam fingido serem traficantes conhecidos para pedirem dinheiro e intimidar.