Vídeo mostra troca de tiros que matou guarda municipal em festa de aniversário; assista

Publicado em 10 jul 2022, às 17h49. Atualizado às 17h54.

Um vídeo de câmera de segurança registrou a troca de tiros que terminou com a morte do guarda municipal de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, Marcelo Aloizio de Arruda na noite de sábado (9). O suspeito de matar o guarda, Jorge José da Rocha Guaranho, que é agente penitenciário federal, ficou ferido e está internado. Assista ao vídeo mais abaixo.

O tiroteio aconteceu durante a festa de aniversário da vítima, que tinha como temática o Partido dos Trabalhadores (PT), do qual ele fazia parte. Durante a confraternização, o agente penitenciário federal teria chegado ao local em um veículo Creta, acompanhado por uma mulher e uma criança.

Conforme o relato de testemunhas, o suspeito desceu do carro com uma arma na mão, gritou o nome de outro político e deixou o local. A festa continuou, no entanto, o suspeito teria retornado à associação, desta vez sozinho.

Ao perceber a presença de Guaranho, a companheira de Marcelo, que é policial civil, se identificou e, na sequência, Marcelo relatou que era guarda municipal. O policial penal não se intimidou e atirou contra o guarda, que também estava armado e revidou. Os dois homens foram baleados na discussão.

Vídeo mostra troca de tiros que matou guarda municipal em festa de aniversário

Na manhã deste domingo (10), a Polícia Civil havia confirmado a morte do agente federal. Porém, a informação foi corrigida durante a tarde. Conforme a polícia, houve um desencontro de informações.

Socorristas do Siate foram acionados e prestaram atendimento às duas vítimas. Marcelo não resistiu aos ferimentos e morreu. Guaranho está internado em estado grave, em um hospital de Foz do Iguaçu.

O policial penal federal trabalha na Penitenciária de Catanduvas, no Oeste do Paraná, que fica a cerca de 200 quilômetros de Foz do Iguaçu. As duas armas, do guarda e do policial penal, foram recolhidas e encaminhadas para perícia.

Em nota, O Departamento Penitenciário Nacional (Depen) informou que o “caso está sendo investigado pelas autoridades competentes locais em razão de suas circunstâncias e que se solidariza com os familiares e amigos dos envolvidos.”

(Foto: divulgação)

Investigação

No fim da tarde deste domingo, a delegada Iane Cardoso, que investiga o caso, concedeu entrevista coletiva em Foz do Iguaçu. Segundo ela, a polícia está investigando a suspeita de conflito político, visto que o agente penitenciário se declarou apoiador do presidente Jair Bolsonaro no local.

“A priori é o que estão divulgando [que ocorreu divergência politica], mas a gente está investigando, tentando extrair a verdadeira motivação. O que estão divulgando é que houve um conflito político, mas a polícia tem que averiguar”, disse a delegada.

De acordo com Iane, o policial penal foi autuado em flagrante na madrugada pelo delegado de plantão. Ele está internado em um hospital da cidade. Ela disse acreditar ser possível que os dois envolvidos se conhecessem, mas afirmou que não há registro de histórico de brigas entre eles. “A motivação está sendo investigada”, disse.

Neste domingo, uma testemunha foi ouvida pela delegada. Segundo ela, nos próximos dias serão ouvidas todas as pessoas que estavam na festa de aniversário. Na segunda-feira (11), a delegada espera tomar o depoimento da mulher da vítima, que é policial civil.

Nas imagens, aparecem algumas pessoas chutando o policial penal, que está ao chão baleado. “A conduta de cada um deles será verificada, e o exame irá ajudar identificar se houve algum comportamento que tenha ocasionado lesão mais grave”, afirmou a delegada.

Registrou um flagrante? Mande para o WhatsApp do RIC Mais. Clique aqui e faça o portal com a gente!