Tudo o que se sabe sobre o ônibus que tombou na BR-277 e deixou 7 mortos
Na madrugada desta terça-feira (31), por volta das 1h50, um ônibus que saiu de Florianópolis, em Santa Catarina, e tinha como destino Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, saiu da pista na altura do Km 230 da BR-277, em Fernandes Pinheiro, no Sudeste do estado, e tombou. O ônibus era ocupado por 55 pessoas, sendo um motorista e 54 passageiros. Sete pessoas morreram no acidente – uma criança, duas mulheres e quatro homens – e 22 ficaram feridas.
Leia mais:
- Caso Melissa: sobrevivente é ouvido no segundo dia de júri
- Carro carregado com 200 garrafas de vinho argentino capota e cai em rio no Paraná; assista
- MP recomenda fiscalização conjunta contra cigarros eletrônicos em Londrina
Durante a madrugada e a manhã desta terça-feira, as equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), do Corpo de Bombeiros e do Siate foram mobilizadas para atender ao acidente. As vítimas feridas foram socorridas e levadas ao Hospital Santa Casa, em Irati. Uma delas está em estado grave devido aos ferimentos.
O resgate dos corpos demorou cerca de 10 horas, já que quatro dos cadáveres estavam embaixo do veículo tombado e foi necessário fazer a retirada do ônibus para conseguir o acesso.
A PRF informou que as vítimas mortas se tratam de:
- 01 criança de 3 anos, menino argentino.
- 02 mulheres, sendo 01 argentina, mãe da criança.
- 04 homens.
Os corpos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) de Ponta Grossa para identificação. Conforme a perícia, no caso de estrangeiros, os corpos serão encaminhados posteriormente para o IML de Curitiba para liberação.
Causas do acidente
Segundo a análise preliminar da PRF, com base nos vestígios e informações coletadas, o ônibus saiu de pista em uma reta e tombou às margens da rodovia. As causas do acidente estão sendo apuradas pela Polícia Científica do Paraná.
O motorista não se feriu, ele fez o teste do etilômetro que teve como resultado negativo para a ingestão de bebidas alcoólicas Um dos sobreviventes, no entanto, informou à RICtv que o motorista teria confessado para ele que dormiu no volante. A Polícia Civil compareceu no local e encaminhou o motorista à Delegacia de Teixeira Soares para ser ouvido. O veículo foi apreendido e encaminhado à perícia.
Veja a cronologia do acidente:
- 1h50: ônibus tomba na BR-277
- Vítimas feridas começam a ser socorridas
- 6h25: PRF confirma sete mortes
- 6h30: PRF informa que ônibus de linha que tombou é da Catarinense e ia para Foz do Iguaçu
- 6h50: IML no local começa a recolher corpos das vítimas
- 10h15: PRF dá mais detalhes do tombamento e confirma morte de criança
- sobrevivente diz que motorista confessou que dormiu no volante
- 11h: delegado diz que não houve colisão antes de tombamento
- 11h30: corpos que estavam embaixo do veículo são retirados após 10 horas de resgate
- 11h40: corpos são encaminhados para IML de Ponta Grossa
- 11h50: perícia estuda causa do acidente; veja imagens do local
O que diz a Viação Catarinense
A Viação Catarinense, responsável pelo veículo, prestou condolências às famílias e emitiu nota sobre o acidente:
“A Viação Catarinense informa que o ônibus que partiu de Florianópolis (SC), às 16h20 da última segunda-feira (30), e tinha como destino Foz do Iguaçu (PR) tombou na pista da BR-277, na região central do Paraná, na madrugada desta terça-feira (31). Infelizmente, 7 passageiros vieram a óbito no local e os demais receberam atendimento. A empresa lamenta profundamente o ocorrido e está com equipes no local prestando assistência aos passageiros e familiares. A Viação Catarinense reforça seu compromisso com a segurança e está à disposição das autoridades para esclarecimentos sobre o acidente.
A causa do acidente está sendo apurada com o acompanhamento das autoridades. A empresa não irá divulgar a lista de passageiros para respeitar a privacidade das pessoas envolvidas e de seus familiares.“