Ônibus biarticulado que bateu contra muro no PR é desmontado e retirado da pista

O veículo do transporte público de Curitiba teve que ser desmontado em 3 partes para facilitar a remoção; 28 pessoas ficaram feridas no acidente

por Eduardo Teixeira
com informações de Marcelos Borges/RICtv Curitiba
Publicado em 23 jul 2024, às 07h13. Atualizado às 07h19.
POST 3 DE 4

O ônibus biarticulado que bateu contra um muro após desviar de um carro que estava na canaleta foi removido do local do acidente no fim da madrugada desta terça-feira (23), no Centro de Curitiba. A colisão aconteceu na esquina das ruas Visconde de Nácar com Emiliano Perneta. Ao todo, 28 pessoas ficaram feridas.

Ônibus biarticulado é desmontado em 3 partes e retirado de local de acidente no PR
Em três viagens, um caminhão levou o ônibus para a garagem (Foto: Kainan Lucas/RICtv)

Conforme a equipe de reportagem da RICtv, devido o tamanho do coletivo que operava no transporte público da cidade, foi necessário ‘cortar’ o veículo em 3 partes para poder fazer a remoção.

Em três viagens, um caminhão levou o ônibus para a garagem. Além disso, por volta das 5h45, funcionários da prefeitura ainda realizavam a limpeza da pista.

Ônibus biarticulado é desmontado e retirado da pista; vídeo

Momento de retirada do ônibus biarticulado do local do acidente (Créditos: Kainan Lucas/RICtv)

Acidente com ônibus biarticulado: socorro às vítimas

Aproximadamente 40 profissionais, entre policiais militares, guardas municipais, socorristas do Corpo de Bombeiros e do Samu, além de outros oficiais das Corporações, estiveram envolvidos no atendimento aos passageiros feridos, na noite desta segunda-feira (22), no Centro de Curitiba. Os 28 feridos foram retirados do ônibus e muitos receberam atendimento na Praça Rui Barbosa.

Acidente biarticulado
Do total de feridos, 14 foram encaminhados para hospitais da região (Foto: Marcelo Borges/RICtv Curitiba)

Em entrevista à RICtv Curitiba, a tenente Jéssica, do Corpo de Bombeiros, que esteve no local para ajudar no socorro das vítimas, confirmou que não houve feridos graves no acidente. Segundo a oficial, dos 28 feridos, 14 foram liberados no local, pois recusaram encaminhamento ao hospital. Já os outros 14 foram levados pelas ambulâncias do Siate e do Samu para hospitais de Curitiba e Região Metropolitana. Ninguém teve ferimentos graves, conforme o Corpo de Bombeiros.

Segundo a tenente, por não conhecer a cidade, a turista acabou fazendo uma conversão proibida e causou o acidente, “principalmente pra turista é sempre importante frisar, porque a gente está acostumado com a canaleta que é exclusiva do ônibus, mas pra quem vem de fora, às vezes, pode gerar essa dúvida”, pontuou e ainda acrescentou, “a condutora do automóvel alegou que o GPS estava pedindo para ela virar à esquerda nessa rua aqui e é contramão”, finalizou.

O biarticulado ficou atravessado no meio da rua (Vídeo: Colaboração)

Conforme a tenente, o resgate exigiu bastante das equipes, “utilizamos as entradas do veículo e conseguimos abrir, então, não teve que causar mais danos ao veículo, mais do que já tinha”. 

A tenente finalizou falando sobre o trabalho do Corpo de Bombeiros ao atender um acidente com múltiplas vítimas, “a gente tenta controlar o máximo possível, por isso que é importante isolar o local para separar o que é vítima, o que é o pessoal que está assistindo, pra gente poder filtrar bem e dar o melhor atendimento para todo mundo, acalmar, e fazer o nosso trabalho da melhor forma possível”.

Alguns passageiros do ônibus receberam o primeiro atendimento ainda dentro do ônibus (Vídeo: Marcelo Borges/RICtv Curitiba)

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui