Erro em GPS pode ter causado acidente com ônibus biarticulado em Curitiba

A condutora do veículo, que é de Santa Catarina, disse a Guarda Municipal e a Polícia Militar do Paraná que o aplicativo de navegação do veículo mandou ela entrar na via exclusiva do ônibus

por Eduardo Teixeira
com informações de Marcelos Borges/RICtv Curitiba
Publicado em 23 jul 2024, às 11h00.
POST 4 DE 4

O acidente com um ônibus biarticulado em Curitiba registrado na noite desta segunda-feira (22) em Curitiba, pode ter sido causado por um erro no GPS. O veículo perdeu o controle e bateu no muro do Colégio Sesc São José, entre as Ruas Visconde de Nácar e Emiliano Perneta, ao tentar desviar de um carro que entrou na canaleta destinado ao transporte coletivo.

Erro em GPS pode ter causado acidente com ônibus biarticulado em Curitiba
A Prefeitura de Curitiba informou que 12 pessoas foram atendidas pelos socorristas (Foto: RICtv/Corpo de Bombeiros)

O veículo que fez a conversão se trata de uma Land Rover. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a condutora é uma turista de Santa Catarina e estava hospedada na capital paranaense há poucos dias. 

Conforme a RICtv, a mulher informou a Guarda Municipal e a PM que o aplicativo de navegação do veículo mandou ela entrar na via do ônibus. Em seguida, com a manobra proibida, o coletivo foi obrigado a desviar. A SUV de luxo não foi atingida.

“A gente está acostumado aqui na cidade que a canaleta é exclusiva para o ônibus, mas para quem vem de fora às vezes pode gerar essa dúvida”, disse a Tenente Jéssica, do Corpo de Bombeiros. 

Acidente com ônibus biarticulado: nota da Prefeitura de Curitiba

Em nota, a Prefeitura de Curitiba informou que 12 pessoas foram atendidas pelos socorristas após o acidente, mas a maioria sem gravidade. Além disso, 9 das vítimas foram encaminhadas aos Hospitais do Trabalhador e Cajuru. Veja a nota completa da prefeitura abaixo:

“A Urbanização de Curitiba (Urbs) informa que na noite desta segunda-feira (22/7), por volta das 21h, um veículo Land Rover invadiu a canaleta na Rua Visconde de Nácar, no Centro de Curitiba. O biarticulado JE 700 da linha 303-Centenario/Campo Comprido que vinha na canaleta tentou evitar o acidente e desviou do carro, vindo a colidir com a parede do Colégio Sesc São José. Informações preliminares são de que doze pessoas foram atendidas pelos socorristas após o acidente, mas a maioria sem gravidade. Nove delas foram encaminhadas aos Hospitais do Trabalhador e Cajuru. Houve bloqueio total da canaleta entre as Ruas Visconde de Nácar e Emiliano Perneta. Fiscais da Urbs orientam sobre os desvios. Informações preliminares apontam que o motorista do carro, com placa de Santa Catarina, entrou na canaleta devido a um suposto erro do GPS. A  Urbs ressalta que além do treinamento constante sobre segurança no trânsito, em Curitiba todos os 2,8 mil motoristas passaram, no último ano, por um programa de treinamento especial de direção defensiva e formas de diminuir o risco de acidentes.”

Acidente com ônibus biarticulado em Curitiba; veículo precisou ser dividido em 3 partes durante remoção

O ônibus biarticulado foi removido do local logo após o veículo ser divido em 3 partes. Confira o vídeo abaixo:

Momento de retirada do ônibus biarticulado do local do acidente (Créditos: Kainan Lucas/RICtv)

Acidente com ônibus biarticulado: socorro às vítimas

Aproximadamente 40 profissionais, entre policiais militares, guardas municipais, socorristas do Corpo de Bombeiros e do Samu, além de outros oficiais das Corporações, estiveram envolvidos no atendimento aos passageiros feridos, no Centro de Curitiba.

Acidente biarticulado
(Foto: Marcelo Borges/RICtv Curitiba)

Em entrevista à RICtv Curitiba, a tenente Jéssica, do Corpo de Bombeiros, que esteve no local para ajudar no socorro das vítimas, confirmou que não houve feridos graves no acidente. Segundo a oficial, 14 foram liberados no local, pois recusaram encaminhamento ao hospital. Já os outros foram levados pelas ambulâncias do Siate e do Samu para hospitais de Curitiba e Região Metropolitana. Segundo o Corpo de Bombeiros, ninguém teve ferimentos graves.

O biarticulado ficou atravessado no meio da rua (Vídeo: Colaboração)

Conforme a tenente, o resgate exigiu bastante das equipes, “utilizamos as entradas do veículo e conseguimos abrir, então, não teve que causar mais danos ao veículo, mais do que já tinha”. 

A tenente finalizou falando sobre o trabalho do Corpo de Bombeiros ao atender um acidente com múltiplas vítimas, “a gente tenta controlar o máximo possível, por isso que é importante isolar o local para separar o que é vítima, o que é o pessoal que está assistindo, pra gente poder filtrar bem e dar o melhor atendimento para todo mundo, acalmar, e fazer o nosso trabalho da melhor forma possível”.

Alguns passageiros do ônibus receberam o primeiro atendimento ainda dentro do veículo (Vídeo: Marcelo Borges/RICtv Curitiba)

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui