"Bastante gelo", disse copiloto antes de avião cair em Vinhedo, segundo Cenipa

o investigador também afirmou que o piloto pediu à torre de aproximação para reduzir a altitude, mas, teve o pedido negado

Publicado em 6 set 2024, às 20h30. Atualizado às 20h49.
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O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) divulgou na tarde desta sexta-feira (6) o relatório preliminar da queda do avião, da companhia aérea Voepass, em Vinhedo, no interior de São Paulo.

Queda avião Vinhedo
Avião que caiu em Vinhedo entrou em chamas após a queda (Foto: divulgação / FAB)

Durante a coletiva, o investigador afirmou que a meteorologia previa condição de gelo severo no trajeto do avião e que o copiloto relatou “bastante gelo” na aeronave.

O Cenipa também relatou que o pack do motor esquerdo estava inoperante, mas que essa condição não impossibilitava o voo.

“Uma falha ou mau funcionamento de uma das Packs não impedia o despacho da aeronave para a realização de um voo, desde que determinadas condições fossem cumpridas, conforme previsto na Minimum Equipment List”, diz o relatório.

Piloto pediu à torre para reduzir altitude de avião e foi negado

Durante coletiva, o investigador disse que o piloto pediu à torre de aproximação, em São Paulo, para reduzir a altitude, porém, teve o pedido negado.

Segundo o relatório do Cenipa, após o pedido do piloto, que não reportou nenhuma situação de emergência, a redução de altitude do voo ATR 72-500, pois havia uma outra aeronave em rota convergente caso ele descesse.

Após a solicitação ser negada, a torre pediu para que o piloto aguardasse por mais dois minutos e solicitou com que a aeronave fizesse a posição “SANPA” – uma curva à direita para que pudesse desviar de um outra avião, que estava passando por uma rota abaixo, e fazer a descida. No entanto, a partir desse momento, não houve mais contato entre a torre e os pilotos.

Durante a posição “SANPA”, a aeronave fez uma reversão à esquerda, que estava fora do previsto. Não se sabe se essa foi uma ação do piloto ou um movimento decorrente do avião. Em seguida, a aeronave fez novamente uma curva à direita e começou a cair em parafuso chato.

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