Veja quais grupos podem se vacinar contra a Covid-19 no oeste do PR

por Julia Cappeletto
com supervisão de Giselle Ulbrich
Publicado em 28 set 2021, às 21h17. Atualizado às 21h18.

Com a vacinação completa dos grupos prioritários contra a Covid-19 e, da imunização com pelo menos a primeira dose dos adultos até 18 anos, Foz do Iguaçu, Cascavel e Toledo, no Oeste do Paraná, deram início ao novo calendário de vacinação, com novos grupos e o reforço dos já vacinados.

Cascavel

A Secretaria de Saúde de Cascavel vai começar a vacinar os adolescentes com 17 anos sem comorbidades nesta quinta-feira (30). A imunização será realizada em quase todas as unidades de saúde, das 8h às 12h, com exceção das UBS’s do Floresta, Nova Cidade e Santa Cruz.

Para receberem a dose, é necessário que os adolescentes apresentem um documento pessoal com foto, carteira de vacinação e comprovante de residência. Todos devem comparecer acompanhados de pais ou responsáveis.

Além disso, as unidades também continuam aplicando a terceira dose para pessoas com 80 anos ou mais, que tomaram a segunda dose há pelo menos seis meses. O atendimento também é das 8h às 12h.

Toledo

Para aplicar as terceiras doses de reforço contra a Covid-19, Toledo realizará o Corujão da vacinação na quinta-feira (30), das 17h às 20h. A aplicação dos imunizantes será feita em forma de drive thru, no Ginásio de Esportes Hugo Zeni e também presencialmente dentro do espaço.

Os idosos com 80 anos ou mais, que tenham tomado a segunda dose há pelo menos seis meses, e imunossuprimidos com declaração médica, que tenham tomado a segunda dose há 28 dias, podem tomar o reforço.

Além do Corujão, a terceira dose também pode ser agendada nas Unidades Básicas de Saúde, conforme horário de atendimento.

Foz do Iguaçu

Em Foz do Iguaçu, os adolescentes de 12 a 17 anos com deficiência permanente ou comorbidades começam a ser vacinados na quarta-feira (29), em seis unidades de saúde. Para receber a dose é necessário realizar o agendamento disponível no site da Prefeitura.

Os adolescentes com comorbidades devem apresentar os documentos pessoais e uma declaração médica, seguindo o modelo disponível no site da vacinação, ou um atestado que possa ser validado pela equipe da unidade de saúde. Os documentos devem conter as informações necessárias para confirmar a comorbidade.

Já para os idosos de 70 anos e imunossuprimidos não têm necessidade de realizar o agendamento. O reforço contra a Covid-19 pode ser feito em uma das cinco unidades de referência: Morumbi 2, AKLP, Vila Yolanda, Três Bandeiras e Padre Monti.

As doses serão aplicadas em idosos que já completaram o esquema vacinal há pelo menos seis meses e nos imunossuprimidos que tomaram a segunda dose ou dose única há pelo menos 28 dias. Para receber a terceira dose, é necessário portar os documentos pessoais e o comprovante de vacinação.

https://ric.com.br/noticias/coronavirus/