Vacinação nas Fronteiras: unidades de saúde atendem até às 20h em Foz do Iguaçu

por Aline Cristina
com Ministério da Saúde
Publicado em 20 out 2022, às 12h45. Atualizado às 13h34.

A Secretaria de Saúde de Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, está com o horário de atendimento das unidades básicas de saúde ampliado para a imunização de adultos e crianças. 

O funcionamento até às 20h segue um cronograma determinado pela Secretaria Municipal da Saúde e integra a “Estratégia de Vacinação nas Fronteiras”, do Ministério da Saúde, que tem como objetivo melhorar os indicadores de cobertura vacinal e evitar novos casos de doenças imunopreveníveis.

Todas as doses de rotina, que integram o Calendário Nacional de Vacinação, além de vacinas contra a gripe (Influenza), Covid e as gotinhas contra a paralisia infantil para crianças de até 4 anos estão disponíveis nas unidades de saúde. Veja as unidades que estão atendendo até às 20h nesta semana:

Quinta-feira (20)

  • UBS Carimã
  • Campos do Iguaçu
  • Portal da Foz
  • Jardim América
  • São João
  • Cidade Nova

Sexta-feira (21) 

  • Profilurb I
  • São Roque
  • Vila Yolanda
  • Três Bandeiras
  • Cidade Nova

Força-tarefa

No sábado (22), todas as 29 UBS’s estarão abertas das 9h às 15h para a vacinação de moradores e estrangeiros.  Na unidade do Cidade Nova haverá a ação em parceria com os clubes de Rotary, brinquedos infláveis, pipoca, gelinho e algodão doce para as crianças. 

“As ações vem para fortalecer as políticas de vacinação e atualizar as cadernetas da população que vive nas regiões de fronteira. Além disso, precisamos ampliar a cobertura contra a paralisia infantil, que em Foz do Iguaçu atingiu somente 53%”, afirma a coordenadora do Programa de Imunização, Adriana Izuka.

Fronteiras

O Brasil possui 588 municípios localizados na faixa de fronteiras, correspondendo a 16,7% do território brasileiro, destes, 33 municípios estão classificados como cidades gêmeas por estarem demarcados pela linha de fronteira seca ou fluvial.

A meta do Ministério da Saúde é atualizar a situação vacinal da população, de todas as faixas etárias, residente nos municípios brasileiros ou estrangeiros que estiverem no Brasil, considerando todas as vacinas orientadas no Calendário Nacional de Vacinação e vacina Covid-19.

A população alvo dessas cidades correspondem a cerca de 1,34 milhão de pessoas residentes nos 10 estados: Acre (4 municípios), Amapá (1 município), Amazonas (1 município), Mato Grosso (1 município), Mato Grosso do Sul (7 municípios), Paraná (4 municípios), Rio Grande do Sul (11 municípios), Rondônia (1 município), Roraima (2 municípios) e Santa Catarina (1 município).

Quer mandar uma sugestão de pauta pro RIC Mais? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando aqui.