Vacina da gripe é antecipada após alta de dengue e Covid
Por conta do aumento nos casos de dengue e Covid no Brasil, o Ministério da Saúde vai antecipar a vacina da gripe. A superlotação dos hospitais também foi um fator decisivo para adiantar a vacinação.
Geralmente, a vacinação ocorre em abril. Neste ano, contudo, a campanha terá início no dia 25 de março. A expectativa é que 75 milhões de brasileiros se vacinem, incluindo grávidas, idosos e crianças entre 6 meses e 6 anos.
Segundo a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, a ideia de antecipar a vacinação contra a gripe existe desde 2023. “Esse ano, nós vamos antecipar a campanha para proteger a população, principalmente os idosos, as gestantes, os profissionais de saúde, da educação e todas as pessoas que são elegíveis, para que a gente possa estar com a população protegida antes do inverno”, disse.
A vacina da gripe é trivalente, portanto apresenta três cepas de vírus em combinação. Crianças que serão imunizadas pela primeira vez devem tomar duas doses com um intervalo de 30 dias.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui