UTFPR rescinde contrato com fornecedora de refeições dos RUs
A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) rescindiu o contrato com a empresa que prestava serviços de alimentação nos restaurantes universitários (RUs) da instituição em Curitiba. Com isto, os RUs das sedes do Centro e do Ecoville e a lanchonete do Neoville devem permanecer entre 15 a 30 dias fechados.
A rescisão ocorreu após cerca de 170 alunos e funcionários da instituição relatarem que passaram muito mal após uma das refeições no local, no fim de maio. No entanto, os alunos dizem que as reclamações da qualidade da comida nos RUs já vem de tempos. Diversos insetos e objetos já foram encontrados nas comidas e não foram os primeiros relatos de pessoas passando mal. Mas foi neste dia do fim de maio que a intoxicação alimentar foi mais grave, com mais pessoas passando mal e várias delas foram hospitalizadas.
A UTFPR disse que desde o início do semestre já tinha problemas contratuais com a empresa e que todas as medidas legais possíveis, previstas no contrato, estavam sendo realizadas. Mas, ao fim de tudo, não houve outra saída se não romper com a fornecedora.
Como julho é um mês de férias de estudantes e servidores, o impacto da falta das refeições não deve ser tão grande. Quando as aulas retornarem, no fim de julho, a expectativa é de que os refeitórios já estejam funcionando normalmente, com o serviço de nova empresa que já está sendo contratada e que manterá o valor atual das refeições.
Durante este período de refeitórios fechados, estudantes em situação de vulnerabilidade deverão receber o auxílio alimentação depositado em conta no início de julho.