Transplante de útero para mulheres trans vai acontecer no futuro, diz especialistas
As mulheres trans poderão obter um transplante de útero que mudará suas vidas em um futuro próximo, afirmaram os principais especialistas em fertilidade.
- Leia também:
De acordo com o Daily Mail, mulheres inférteis em todo o mundo já deram à luz graças à operação pioneira. Os úteros podem vir de mulheres cis falecidas e de doadoras que decidiram remover seus próprios órgãos reprodutivos.
Aproximadamente 100 transplantes de útero foram realizados globalmente desde 2014, quando o procedimento foi realizado com sucesso pela primeira vez por especialistas na Suécia.
A Dra. Rebecca Flyck, principal autora do novo artigo, disse que não abrir a cirurgia para mulheres trans seria uma forma de discriminação.
“À medida que reconhecemos cada vez mais uma história de desigualdade e discriminação para mulheres trans, devemos questionar se é aceitável que mulheres trans tenham acesso negado a ensaios clínicos com base em sua identidade de gênero e status trans”, disse ela.
Ela acrescentou que dar úteros a mulheres trans ajudaria a lidar com a angústia mental que elas sofreram por não serem capazes de abraçar totalmente sua identidade de gênero.
“O primeiro transplante de útero em uma mulher transgênero no século 21 está previsto para ocorrer nos próximos anos, se não antes”, disse ela.
O artigo do Dr. Flick não fornece um guia detalhado sobre como essa cirurgia em potencial seria conduzida. Flyck e seus colegas disseram que o procedimento, que pode levar mais de 11 horas, seria quase idêntico ao realizado em uma mulher cis.
Apesar de dizerem que apoiam o caso de ensaios clínicos de transplantes de útero em mulheres trans, os especialistas reconhecem que há “várias incógnitas significativas” sobre a segurança do procedimento, especialmente a longo prazo, e mais dados são necessários.