Toledo, Cascavel e Foz do Iguaçu liberam uso de máscaras em ambientes fechados

por Julia Cappeletto
com supervisão de Giselle Ulbrich
Publicado em 29 mar 2022, às 20h17.

Seguindo a decisão do Governo do Paraná, as cidades de Toledo, Foz do Iguaçu e Cascavel, no Oeste do Estado, retiraram a exigência do uso de máscaras em locais fechados. Os municípios anunciaram a decisão nesta terça-feira (29).

De acordo com o prefeito de Toledo, Beto Lunitti, o documento municipal segue integralmente o decreto estadual

“O governador [Ratinho Júnior] publicou a poucos instantes um decreto e nós vamos adotá-lo integralmente. Portanto, em Toledo, as pessoas ficam liberadas do uso de máscara em locais fechados”, 

disse o prefeito. 

A Prefeitura de Cascavel destacou que irá adotar os protocolos sanitários que serão estabelecidos pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesa).

O prefeito Leonaldo Paranhos afirmou que a cidade trabalha no enfrentamento do coronavírus há mais de dois anos e, no início, “ninguém sabia a receita exata para enfrentar o vírus”, mas a nova decisão foi amplamente debatida e tomada junto a diferentes setores do município.

“É um movimento que nós esperamos tanto, que sonhamos tanto e que acho que devido aos números que temos hoje, acho que é possível avançar”,

disse o prefeito.

A Secretaria Municipal de Saúde de Foz informa que o decreto que regulamenta as novas medidas com relação ao uso do equipamento de proteção deverá ser publicado nas próximas horas, no Diário Oficial do Município.

Para adotar a medida, o Governo do Estado levou em consideração a situação estável da circulação do coronavírus, além dos internamentos, óbitos e taxa de transmissão estarem em queda consistente há algumas semanas. A decisão foi tomada 23 meses depois da instituição da obrigatoriedade, por lei estadual, em 28 de abril de 2020.

Apesar da liberação nos ambientes internos, a decisão do Estado ainda mantém como obrigatório o uso em espaços ligados à saúde, como hospitais, clínicas e farmácias. Usuários de transporte público também devem permanecer com a proteção. 

Registrou um flagrante? Mande pro WhatsApp do RIC Mais clicando aqui e faça o portal com a gente!