Brasil recebe 500 mil testes de coronavírus; repasse será feito aos estados
Nesta quarta-feira (22), o Brasil recebeu 500 mil testes de coronavírus comprados pelo pelo Ministério da Saúde via Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). De acordo com as autoridades, a distribuição aos estados deve começar ainda nesta semana.
Testes coronavírus Brasil: Ministério da Saúde quer ampliar a testagem para o coronavírus na rede pública de saúde
Conforme o ministério, foram adquiridos 10 milhões de testes RT-PCR (biologia molecular), que identificam o coronavírus logo no início, ou seja, no período em que ainda está agindo no organismo.
O restante dos testes, produzidos pelo laboratório Seegene, da Coreia do Sul, vai chegar de forma escalonada, sendo cerca de 500 mil por semana.
De acordo com ministro da Saúde, Nelson Teich, a partir da testagem é possível avaliar a evolução da doença no Brasil e conduzir as ações de enfrentamento.
“É preciso que sejamos rápidos o bastante para fazer o diagnóstico e tomar uma atitude”, disse em comunicado do ministério.
Além disso, segundo a pasta, já foram distribuídos mais de 2,5 milhões de testes para diagnóstico de covid-19 em todo o Brasil.
Deste total, 524.536 mil são testes RT-PCR e 2 milhões são testes rápidos (sorologia). Estes últimos detectam a presença de anticorpos no organismo e são realizados entre o sétimo e décimo dia do surgimento dos sintomas de coronavírus.
A previsão é de que até a próxima semana a distribuição de cerca de 3 milhões de testes que já chegaram ao Brasil seja feita, já que essas estão seguindo os trâmites legais.
São 984 mil testes RT-PCR, oriundos de compras da Fiocruz (184,2 mil) e OPAS (500 mil), além da doação de 300 mil testes da Petrobras.
Em relação aos testes rápidos, são mais 2 milhões de unidades doadas pela mineradora Vale que chegaram ao Brasil nos últimos dias.