STF exige que governo federal apresente lista de prioridade de vacinação dentro de cinco dias

por Carol Machado
da equipe de estágio sob supervisão de Guilherme Barchik com informações do portal R7
Publicado em 9 fev 2021, às 08h52. Atualizado às 08h53.

O Supremo Tribunal Federal, concedeu um prazo de cinco dias para o governo federal informe a lista de prioridade de vacinação contra a covid-19.

A decisão do ministro Ricardo Lewandowski foi tomada na análise de pedidos apresentados pela Rede Sustentabilidade à Corte. O partido acionou o tribunal pedindo que o STF definisse ao governo a apresentação de uma previsão de organização da vacinação, com orientações mais objetivas, isso para que os “fura-filas” possam ser responsabilizados de forma correta.

“Isso posto, defiro parcialmente a cautelar requerida, ad referendum do Plenário desta Suprema Corte, para determinar ao Governo Federal que divulgue, no prazo de 5 (cinco) dias, com base em critérios técnico-científicos, a ordem de preferência entre os grupos prioritários, especificando, com clareza, dentro dos respectivos grupos, a ordem de precedência dos subgrupos nas distintas fases de imunização contra a Covid-19”, determinou Lewandowski.

Para a Rede, o plano de imunização do governo é ‘ainda muito genérico’, e que isso pode gerar situações de injustiça.

No inicio do ano, Lewandowski também havia solicitado que o governo federal realizasse ações imediatas para acabar com a crise sanitária em Manaus.

Na decisão, Lewandowski deu prazo de 48 horas para que o governo tivesse um plano detalhado das estratégias para resolver o colapso na saúde da capital do Amazonas. O ministro também exigiu que os hospitais recebessem oxigênio do governo federal.