Sindicato cobra instalação de aparelho de tomografia doado ao HU em 2022

Publicado em 8 fev 2023, às 12h00. Atualizado às 12h01.

O Sindicato dos Bancários de Londrina cobra do Hospital Universitário (HU) a instalação de um tomógrafo, que foi doado pela entidade em junho de 2022, por meio de um acordo com o Ministério Público do Trabalho.

No entanto, a direção do sindicato afirma que está enfrentando dificuldades para obter informações sobre o funcionamento do aparelho no HU e também não obteve sucesso no levantamento das informações junto ao MPT.

“Já entramos em contato diversas vezes, a informação é que o HU recebeu este aparelho de tomografia na casa de R$ 2 milhões e que ainda não foi instalado justamente por falta de condições de adequação do espaço físico e contratação de profissionais. Mas isto, de fato, é algo que faz falta para a população. Sabemos que há pessoas que esperam por meses por este serviço”, declarou o secretário de formação do Sindicato dos Bancários, Laurito Porto Filho, durante a Pré-Conferência de Saúde na terça-feira (7).

Em nota, o HU afirma que o Londrina Unida pelo Hospital Universitário, entidade sem fins lucrativos, intermediou o acordo junto ao MPT de um aparelho novo para realização de tomografias. “O hospital já conta com um aparelho e o segundo veio para melhorar a prestação do serviço para os pacientes hospitalizados”, acrescenta a nota.

O HU esclarece que o aparelho encontra-se nas dependências do hospital, ainda sem uso, por conta da necessidade de adequação do espaço para sua instalação. “Como o HU é um hospital público, foi necessário a princípio a realização de um projeto que foi contratado por meio de licitação, com projeto realizado, foi feito o processo licitatório para contratação da empresa para execução da obra, a qual encontra-se em fase de execução com término previsto para a primeira quinzena de março”, informa. 

Assim, a previsão é que o aparelho entre em funcionamento para atendimento do público a partir de abril, quase um ano depois da doação.